segunda-feira, 6 de abril de 2015

No Surf - Gabriel Medina sofre com o mar em Bells, mas bate Mason Ho e avança






Carlos Augusto





A bateria foi sofrida, com o mar mais flat até o momento, mas Gabriel Medina conseguiu bater o havaiano Mason Ho e avançar para o round 4 em Bells Beach, na Austrália, pela segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe. Atual campeão do mundo, o brasileiro entrou no mar na bateria 6 do dia e ao contrário do que vinha acontecendo até ali, o mar deu uma "acalmada" e dificultou a vida de ambos. Com dez minutos de bateria, Medina ainda não tinha dropado uma onda sequer. Com três notas em 30 minutos de bateria, o fenômeno de Maresias somou 10 pontos (6,00 + 4,00), contra 8,10 (3,27 + 4,83) do havaiano, e seguiu vivo na briga pelo "sino" australiano. Na próxima bateria, pelo round 4, o brasileiro terá pela frente os australianos Owen Wright e Joel Parkinson em confronto não eliminatório.  A chamada para a quarta fase será realizada às 3h (de Brasília) desta segunda.

Gabriel Medina em ação em Bells Beach, na Austrália (Foto: Kelly Cestari/WSL)

Mais cedo, Kelly Slater encarou um mar muito melhor e também avançou ao round 4. O mesmo fez o brasileiro Adriano de Souza, que conseguiu somatório bem alto e conseguiu vaga na fase seguinte. Tricampeão em Bells Beach, o australiano Joel Parkinson foi outro que não teve grandes dificuldades para avançar. O nordestino Jadson André foi outro brasileiro a avançar ao bater Taj Burrow. Líder do ranking após a vitória em Gold Coast, Filipe Toledo brilhou de novo e avançou com seus aéreos.

Medina encara mar "flat"

Mason Ho foi o primeiro a se arriscar, e apesar de pegar uma onda pequena, tirou 4,83. Com dez minutos de bateria, Medina ainda não tinha surfado. Em sua primeira onda, com quase 15 minutos disputados, o brasileiro trabalhou as trocas de borda e surfou sem tanta pressão, também por conta do mar mais calma. A nota foi 4,00. Na nova série que pintou em Bells, o havaiano acabou caindo, tirou 0,77 na sua segunda onda e somou 5,60. 

Com seis minutos para o fim, Medina pegou outra onda, novamente sem pressão e pequena, e tirou 3,33, somando 7,33 contra 5,60 de Mason Ho. Em outra onda logo em seguida, o brasileiro substituiu o 3,33 por um 6,00, somando 10,00 a dois minutos do fim. Mason Ho ainda pegou uma última onda, teve um 3,27, mas seguiu atrás com um somatório de 8,10. 

Adriano de souza rasga o mar em bells

Mineirinho nem bem entrou no mar e já surfou para um 7,50 ao espalhar bastante água em suas rasgadas. 

O australiano Adam Melling deu o troco com uma nota 6, mas o brasileiro não deu espaço e logo encaixou outra boa nota, tirando 8,17, com um total de 15,67 combinado. 

Na metade da bateria, Melling tirou um 6,77, mas ainda tinha apenas 12,77 no somatório. Faltando seis minutos para o fim da bateria, o australiano completou um aéreo e tirou um 6,67, diminuindo o revés para 15,67 contra 13,44, insuficiente para ultrapassar o brasileiro.

Slater dá show na abertura do dia

Kelly Slater não tomou conhecimento do havaiano Keanu Asing. O americano começou a bateria logo com um 9,50, levantando a torcida com belas rasgadas e trocas de borda. Keanu teve um 6,50, mas não conseguiu buscar a segunda nota mais alta do 11 vezes campeão mundial. Kelly conseguiu um 7,40 mesmo não finalizando um aéreo, somando 16,90. A segunda nota de Keanu foi um 5,43. Slater ainda terminou a bateria achando um tubo curto, mas suficiente para animar os torcedores em Bells Beach. E Keanu pegou uma última onda para tirar 7,83, fechando a bateria com 14,33.

Classificados para o round 4

Kelly Slater (EUA) x Josh Kerr (AUS) x Adriano de Souza (BRA)
Joel Parkinson (AUS) x Kolohe Andino (EUA) x Gabriel Medina (BRA)
Mick Fanning (AUS) x Nat Young (EUA) x Jordy Smith (AFS)
Jadson André (BRA) x Filipe Toledo (BRA) x Jeremy Flores (PLF)

Fonte:Globo
Fotos:Divulgação/WSL

Nenhum comentário: