domingo, 1 de maio de 2016

No Judô - Baby supera David e é ouro em Cuba; Mayra é prata em novo duelo com rival






Carlos Augusto





O segundo dia do Pan-Americano de Judô, em Havana, foi marcado por resultados importantes para os atletas do Brasil. A menos de 100 dias dos Jogos do Rio, foram oito medalhas neste sábado, com dois ouros, três pratas e mais três bronzes. O destaque ficou por conta do duelo entre dois compatriotas que brigam pela vaga olímpica na divisão dos pesos-pesados. O medalhista olímpico Rafael Silva, o Baby, levou a melhor na final diante de David Moura. Em outro duelo de alto nível, Mayra Aguiar ficou com a prata após cair diante da sua rival de longa data, a atual campeã olímpica Kayla Harrison. O brasileiro Tiago Camilo foi ouro após três vitórias por ippon. 

O confronto entre Rafael Silva e David Moura na final deste sábado marcou mais um capítulo na disputa pela vaga brasileira nos Jogos Olímpicos na categoria dos pesados (+100kg). Os dois compatriotas disputam entre si a presença no Rio 2016. Ambos chegaram na decisão em Havana com duas vitórias. Equilibrada, a final verde-amarela acabou indo para o ''golden score'', onde Rafael Silva venceu por wazari. 

Rafael Silva chegou na decisão após vencer dois rivais equatorianos, Johao Velasco (127º) e Freddy Figueroa (35º). David, por sua vez, havia superado Ramon Pileta (71º), de Honduras, e o cubano Alex Garcia (33º). Brigando ponto a ponto no ranking, eles ainda podem somar no Grand Slam de Baku e Masters. Rafael Silva chegou em Havana como 10º do mundo, e David Moura 13º.

Mayra é prata, e campeã olímpica ''empata confronto''

A brasileira Mayra Aguiar fez parte de um dos duelos mais aguardados do Pan de Havana. Neste sábado, voltou a ter pela frente sua rival de longa data e atual campeã olímpica da divisão meio-pesado (-78kg), Kayla Harrison. As duas judocas cultivam um longo histórico de combates desde 2010, com encontros marcantes em disputas como Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos. Em mais um capítulo deste embate, a americana levou a melhor. 

A luta foi rápida. Após a brasileira errar sua tentativa de golpe, Kayla Harrison se aproveitou de espaço e aplicou uma chave de braço encaixada, fazendo com que Mayra batesse e acabasse o combate. A judoca americana comemorou muito a vitória e a medalha de ouro. Prata, Mayra é atualmente a quarta colocada do ranking mundial, enquanto Kayla é a número 1 do mundo. Agora, as duas estão empatadas no histórico do confronto: oito triunfos para cada lado. 

Antes da final, Mayra Aguiar havia vencido outras duas oponentes em Havana. Em sua estreia, derrubou a cubana Kaliema Antomarchi (55ª). Na sequência, havia superado Yalennis Castillo (22ª), também de Cuba. 

Maria Suellen Atlheman (13ª do ranking) também teve pela frente uma campeã olímpica na briga pela medalha de ouro neste sábado. Pela categoria peso-pesada feminina(+78kg), ela enfrentou a cubana Idalys Ortiz, ouro em Londres 2012 e atual quarta colocada do ranking mundial na divisão. Em um duelo equilibrado, a brasileira acabou derrotada por levar duas punições a mais que a oponente.

Antes de garantir a medalha de prata, Maria Suellen havia vencido a costarriquenha Kenia Rodriguez (61ª), além de Vanessa Zamboti (18ª), do México. Pela mesma categoria, a brasileira Rochele Nunes (23ª do ranking) ficou com o bronze. Na disputa pela terceira colocação, superou Zambotti por yuko. Ela foi derrotada antes por Melissa Mojica (28ª), de Porto Rico, mas se recuperou na repescagem diante da dominicana Leidi German (46ª), ganhando a chance de brigar pelo pódio.

Tiago Camilo é ouro com três ippons

Na disputa masculina entre os pesos-médios (até 90kg), o brasileiro Tiago Camilo conseguiu a medalha de ouro após vencer suas três lutas em Cuba. Na final, ele derrotou o americano Colton Brown. Atualmente, o brasileiro é o 17º de sua categoria no ranking mundial. Seu rival na decisão em Havana ocupa a 38ª posição. 

Antes da final, Camilo havia vencido o oponente dominicano Robert Florentino (153º). Na sequência, foi superior ao chileno Thomas Briceno (62º). Todas os triunfos do judoca brasileiro no Pan de Judô foram por ippon.

Mais bronzes

O Brasil ainda levou mais duas medalhas de bronze neste sábado. Pela categoria peso-meio-médio(81kg), Victor Penalber venceu Juan Turcios, de El Salvador, na disputa pelo terceiro lugar. A vitória veio com wazari e imobilização. Além dele, Luciano Correira, da divisão meio-pesado (-100kg), também ficou com o degrau mais baixo do pódio. A vitória sobre o americano Ajax Tadehara, que levou três punições, o garantiu no quadro de medalhas.

Na divisão peso-médio feminina (70kg), Maria Portela também tentou o bronze, mas perdeu para a venezuelana Elvismar Rodriguez, por uma punição, e ficou com a quinta colocação.

No dia anterior, o Brasil havia ganho mais medalhas na competição de Havana. Sara Menezes, Charles Chibana, Felipe Kitadai, Érika Miranda e Mariana Silva subiram no degrau mais alto do pódio. Nathália Brígida havia ficado com um bronze. O país fechou a competição com a primeira posição e 17 medalhas no total. 

Fonte:Globo

Nenhum comentário: