quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Zico X Maradona



Augusto Fontes



Jornalista adora uma data festiva. Nem bem acabaram os (justíssimos) festejos pelos 70 anos de Pelé, eis que já se começa a produzir séries de reportagens para homenagear os 50 de... MARADONA!?!

Ué, viramos um país de hermanos? Resolvemos endeusar o ídolo dos outros? Eu, hein...

É claro que Don Diego foi um monstro como jogador e até hoje sua figura desperta atenção, graças a um carisma indiscutível e a um comportamento, digamos, no mínimo, exótico.

Mas essa de emendar os 70 do Deus de todos os estádios nos 50 do maior jogador de futebol da Argentina não me pega. Até porque, já conheço o roteiro, de cor e salteado, e daqui a pouco vão começar de novo as ridículas comparações entre um e outro - e pra mim, isso não faz o menor sentido. Pelé foi tão melhor que beira as raias do absurdo qualquer discussão neste sentido.

Para encerrá-las, fico com uma frase de César Menotti,e treinador da Argentina campeã do mundo em 1978:

- Descontando os 200 e tantos gos que Diego fez em toda a carreira, ainda sobram mais de mil para o "Negro". Que foi campeão do mundo três vezes, enquando Maradona ganhou somente uma Copa.

E para quem gosta de polêmica lanço outra: pra mim, tecnicamente, Zico foi melhor que Maradona. O argentino, indiscutivelmente, teve mais sucesso em Copas do Mundo. Mas no confronto direto, o Galo lhe dá um banho. Duvida, veja os jogos abaixo..


Fla 2x0 Boca Juior



Nenhum comentário: