sábado, 21 de setembro de 2013

UFC - 165 = Jon Jones sofre, mas vence Alexander Gustafsson






Carlos Augusto







Em uma luta mais dura do que se imaginava, o americano Jon Jones manteve na madrugada deste domingo o título dos meio-pesados, ao derrotar por decisão dos jurados o sueco Alexander Gustafsson, no card principal do UFC 165, realizado no Air Canada Centre, em Toronto. Após cinco rounds, Jones acabou sendo considerado vencedor pelos jurados. Em outra defesa de título, o brasileiro Renan Barão manteve sua invencibilidade nos pesos galo, ao nocautear Eddie Wineland no segundo assalto.
 
O campeão meio-pesado Jon Jones e o desafiante Alexander Gustafsson fizeram a melhor luta do ano em Toronto, Canadá, onde foi realizado o UFC 165. Em combate eletrizante, o sueco não só venceu o primeiro round como se tornou o primeiro lutador a aplicar uma queda em 'Bones' no octógono.
 
O round 2 foi o mais equilibrado da luta e poderia ter sido pontuado para qualquer um dos competidores. Jones buscou mais a luta e acertou mais golpes, mas não foi uma vantagem convincente.
 
No terceiro assalto, Alexander castigou ainda mais o rosto do americano, que sangrava no lado direito do rosto em uma cena jamais vista no Ultimate. Mais uma vez The Mauler venceu, mas deu sinais de cansaço ao término dos 15 minutos da disputa.
 
Do round 4 em diante, prevaleceu o melhor preparo físico de Johnny, que por pouco não encerrou o duelo no final do período após ter conectado uma cotovelada giratória.
 
Nos últimos cinco minutos Jon foi visivelmente mais contundente e abusou dos chutes altos, tendo inclusive conseguido uma queda, sem, contudo, ter sido competente para manter o oponente no solo.
Na contagem dos árbitros laterais, Jones foi declarado vencedor da luta principal do UFC 165. Dois jurados marcaram 48-47 e um anotou 49-46 em favor do campeão.
 
Já na segunda luta do card principal, Renan Barão fez um combate de muito estudo contra Eddie Wineland, que terminou o round inicial com ligeira vantagem sobre o atleta da Nova União. No córner, o treinador Dedé Pederneiras fez a diferença e orientou o aluno a forçar o adversário a lutar.
 
Renan voltou com atitude mais agressiva e encurtou a distância. Após breve troca de golpes, ele surpreendeu o desafiante ao cinturão interino dos pesos galo com um chute giratório seguido por socos que motivaram o árbitro a decretar o término da peleja.
 
Como já é costume, Renan pediu para enfrentar Dominick Cruz, campeão definitivo da categoria que não luta há dois anos em razão de uma contusão no joelho do atleta. Barão se mantém invicto no octógono e aguarda nova oportunidade de se apresentar no maior palco do MMA da atualidade.
 
Veja todos os resultados do UFC 165:
 
CARD PRINCIPAL
Jon Jones venceu Alexander Gustafsson por decisão unânime dos jurados
Renan Barão venceu Eddie Wineland por nocaute técnico no segundo round
Brendan Schaub venceu Matt Mitrione por finalização no primeiro round
Francis Carmont venceu Costa Philippou por decisão unânime dos jurados
Khabib Nurmagomedov venceu Pat Healy por decisão unânime dos jurados
 
CARD PRELIMINAR
Myles Jury venceu Mike Ricci por decisão dividida dos jurados
Wilson Reis venceu Ivan Menjivar por decisão unânime dos jurados
Stephen Thompson venceu Chris Clements por nocaute no segundo round
Mitch Gagnon venceu Dustin Kimura por finalização no primeiro round
John Makdessi venceu Renée Forte por nocaute no primeiro round
Michel Trator venceu Jesse Ronson por decisão dividida dos jurados
Alex Caceres venceu Roland Delorme por decisão dividida dos jurados
Daniel Omielanczuk venceu Nandor Guelmino por nocaute no terceiro round
 
Fonte:Terra/Globo
Fotos:Getty Images/Steve Russell

Nenhum comentário: