sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Após forjar resultado com rodada, equipe da Nascar perde patrocinador






Carlos Augusto






A polêmica rodada do piloto Clint Bowyer, executada com o intuito de beneficiar o companheiro de equipe Martin Truex Jr. na corrida que definia os classificados para os playoffs da principal divisão da Nascar, continua causando estragos à equipe Michael Waltrip Racing. A manobra proposital na pista de Richmond – que já gerou uma severa multa, além da perda de pontos dos três carros do time e da suspensão de seu gerente executivo – provocou a saída do principal patrocinador do time após uma duradoura parceria de mais de uma década.
 
Na semana passada, a manobra de Bowyer provocou uma decisão enérgica da direção da categoria, atingindo os três carros mantidos pela equipe MWR na competição. A pena determina foi a perda de 50 pontos para cada um dos pilotos, e mais 50 pontos no campeonato de equipes. O time ainda foi multado em US$ 300 mil, e teve seu gerente executivo, Ty Norris, suspenso por tempo indeterminado. Os três chefes de mecânicos foram colocados sob "observação".
 
Ao rodar e atravessar deliberadamente na pista, o carro 15 de Bowyer desencadeou uma bandeira amarela a oito voltas para o final da prova, e provocou uma verdadeira reviravolta na corrida. Com a manobra, Ryan Newman, que liderava com o carro da Stewart-Haas Racing, optou por um pit stop e acabou superado nos boxes por dois concorrentes, perdendo pontos na disputa pela vaga. Assim, o companheiro de Bowyer, Martin Truex Jr., ganharia a chance de se classificar para os playoffs que definem os candidatos ao título da temporada 2013.
 
Com a punição da Nascar, o carro de Truex Jr. caiu para 691 pontos e foi rebaixado para a 17ª posição do ranking, eliminando qualquer chance de o piloto se classificar para o grupo de pilotos aptos para disputar o título até o fim do ano. Ryan Newman, o competidor mais afetado pela manobra, retomou sua vaga na briga. A direção da Nascar abriu uma exceção e colocou o carro 24 de Jeff Gordon numa 13ª vaga, já que houve uma avaliação de que o competidor também foi prejudicado nos incidentes de Richmond.
 
Até a principal categoria do automobilismo mundial já sofreu com a saída de um patrocinador de peso após um escândalo de manipulação de resultados. Durante o GP de Cingapura de 2008, Nelsinho Piquet cumpriu uma ordem do então chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, e bateu propositalmente em um dos muros do circuito para forçar a entrada do carro de segurança. A manobra beneficiou Fernando Alonso, à época seu companheiro de equipe. O espanhol havia feito seu primeiro pit stop logo no início da corrida, e tal estratégia foi decisiva para que ele vencesse a prova depois da bandeira amarela provocada pela batida do brasileiro.
 
Um ano depois, quando o escândalo veio à tona, a seguradora holandesa que era a principal patrocinadora da equipe anunciou a quebra do contrato por danos à sua imagem. Isso obrigou a equipe Renault a adaptar sua pintura nas corridas finais da temporada 2009, colocando o logotipo da montadora nas partes da carenagem que estampavam a marca do antigo patroicinador.

Fonte:Globo
Fotos:Getty Images

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