domingo, 22 de setembro de 2013

O dia da glória chegou: França vence Lituânia e fatura o EuroBasket






Carlos Augusto





 
Pela primeira vez na história, a França conquistou um título de primeira grandeza. Tal qual diz La Marseillaise – hino nacional francês – “o dia da glória chegou!”. Neste domingo (22), o “batalhão” formado pelo técnico Vicent Collet “marchou” sobre a Lituânia, fez uma partida praticamente irretocável, vencendo por 80 a 66, e ergueu o troféu de campeão do EuroBasket 2013, disputado na Eslovênia.
 
O mais “feroz soldado” do batalhão francês foi Nicolas Batum. Depois de fazer um EuroBasket abaixo das expectativas, o camisa 5 resolveu brilhar na hora certa. Arrasador nos dois primeiros quartos, quando os franceses consolidaram boa parte de sua vantagem, o ala terminou como o maior pontuador da equipe, com 17 pontos – todos no primeiro tempo. Boris Diaw deixou a quadra com 15 pontos, enquanto Tony Parker fez partida mais discreta que as anteriores, somando 12 pontos.
 
Pelo lado lituano, Linas Kleiza e Mantas Kalnietis bem que tentaram, mas seus esforços não foram suficientes para superar um rival em noite inspirada. O ala terminou como o cestinha da partida, com 20 pontos, enquanto o armador terminou com 19.
 
Foi o primeiro título continental da França, que antes já havia ficado com o vice nas edições de 1949 e 2011. Até então, a maior glória dos franceses havia sido as medalhas de prata olímpicas de 1948 e 2000.
 
Já a Lituânia, campeã em três ocasiões (1937, 1939 e 2003), ficou com o vice pela segunda vez. Antes, já haviam conquistado a prata no EuroBasket de 1995.


Fonte:www.basketeria.com.br
Fotos:FIBA Europe/Castoria/Cukic

Nenhum comentário: