Carlos Augusto
Sebastian Vettel vai deixar a Red Bull ao final da atual temporada. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (3), manhã no Japão, pela equipe da marca de bebidas energéticas, que já tratou de confirmar o substituto do tetracampeão mundial: o russo Daniil Kvyat.
De acordo com o comunicado divulgado pela equipe, foi Vettel quem manifestou a intenção de sair ao final do campeonato, antes mesmo do fim do contrato, válido até 2015.
Quanto ao futuro, ainda não há nenhuma posição oficial, mas o principal tema do noticiário nas horas que antecederam esse anúncio da Red Bull vinha sendo a iminente saída de Fernando Alonso da Ferrari. E Christian Horner falou que a Ferrari vai ser a nova casa de Vettel.
Uma das histórias de maior identificação entre um piloto e uma escuderia em todos os tempos no Mundial de F1, o casamento entre Vettel e a RBR vai terminar após uma temporada marcada pelas dificuldades do tetracampeão em se adaptar ao novo regulamento e aos motores V6 turbo. Ainda assim, a notícia não deixa de ser surpreendente.
Neste ano, o piloto está na quinta posição do Mundial de Pilotos após 14 das 19 corridas e ainda não subiu ao alto do pódio nenhuma vez. E, pela primeira vez, atrás de seu companheiro de equipe.
Festa da Red Bull e de Sebastian Vettel na Índia, em 2013, após a conquista do tetra (Foto: Getty Images) |
A carreira de Sebastian Vettel após seis anos foram: quatro títulos, 39 vitórias e 44 pole positions pela equipe austríaca.
Escolhido para guiar o bólido rubro-taurino a partir do próximo ano, Kvyat estreou na F1 no GP da Austrália de 2014 da mesma forma que Vettel: quebrando o recorde de piloto mais jovem a pontuar. Na ocasião, tinha apenas 19 anos, 10 meses e 18 dias.
Ao longo do ano, o russo, campeão da GP3 em 2013, agradou com boas apresentações para um novato, especialmente se for levado em conta que o carro não é grande coisa. O piloto tem como melhores resultados três nonos lugares, anotados nos GPs da Austrália, da Inglaterra e da Bélgica.
Daniil Kvyat foi escolhido pela Red Bull para ocupar o lugar de Vettel (Foto: Getty Images) |
A promoção de Kvyat ao cockpit da Red Bull abre uma vaga na Toro Rosso, que já confirmou que o holandês Max Verstappen será um dos titulares em 2015. Naturalmente, essa vaga deve ser assumida por alguém que conta com o suporte da marca de bebidas energéticas. São candidatos o espanhol Carlos Sainz Jr., atualmente na World Series, e o português António Félix da Costa, hoje no DTM. A opção por manter Jean-Éric Vergne, há três anos na esquadra de Faenza, seria recebida com maior surpresa.
Trata-se da primeira grande mudança que ocorre em uma equipe de ponta para a temporada 2015. Rumores envolvem quatro grandes escuderias. Dentre aquelas que estão no top-6 do Mundial de Construtores, apenas a Williams e agora a Red Bull já confirmaram seus titulares para o próximo campeonato, muito embora Mercedes, Ferrari, McLaren e Force India tenham contratos ou opções contratuais para exercer e seguir com os atuais pilotos. A Red Bull também tinha.
Fonte:www.grandepremio.com.br
Fotos:Getty Images
Fotos:Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário