quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FBF define grupos do Campeonato Baiano 2015




Beat Reusser




Os grupos do Campeonato Baiano de 2015 estão definidos. O sorteio das equipes foi realizado nesta quinta-feira em um evento promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Além dos grupos, houve também a definição de onde será realizado o único clássico Ba-Vi da primeira fase. A partida acontecerá no Barradão em data ainda a ser divulgada.

Os times foram distribuídos da seguinte maneira: no Grupo 1 estão Bahia, Serrano, Galícia, Juazeirense, Bahia de Feira e Colo Colo; o Grupo 2 contará com Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense, Catuense e Jacobina. Na primeira fase do Baiano, serão realizados somente jogos de ida de um grupo contra o outro. 

A competição será realizada entre 1º de fevereiro e 3 de maio. Na primeira etapa, os oito melhores times, independente do grupo em que estão, garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: quartas, semi e final, todos com jogos de ida e volta.

Da primeira fase, avançarão para as quartas de final os oito melhores colocados da classificação geral, juntando os dois grupos. Portanto, os oito que marcarem mais pontos seguirão na disputa.

Nas quartas, as agremiações serão divididas em quatro grupos de duas. Já com duelos de ida e volta (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), a fase definirá os classificados para a Semifinal, que também terá duelos de ida e volta para definição dos dois finalistas. O campeão e o vice-campeão garantirão vagas nas Copas do Nordeste e do Brasil.


Os perdedores da semifinal se enfrentarão pelo 3º lugar do Baianão. O vencedor terá a opção de escolher se ficará com a vaga na Série D ou na Copa do Nordeste. O quarto colocado, por sua vez, ficará com a vaga na competição que o 3º colocado não escolher. Assim, os quatro melhores do Baianão 2015 serão premiados com vagas em competições realizadas pela CBF.

Já os dois rebaixados para a Segunda Divisão de 2016 serão definidos após dois confrontos, de ida e volta. Os quatro últimos colocados da primeira fase, que não se classificarão para as quartas de final, disputarão o rebaixamento da seguinte forma: 9º x 12º e 10º x 11º.

Nenhum comentário: