sábado, 22 de novembro de 2014

Federer/Wawrinka vence e recoloca Suíça em vantagem na final da Copa Davis




Beat Reusser






A Suíça previu entrar no jogo de duplas contra a França, neste sábado, pela final da Copa Davis, com a parceria formada por Marco Chiudinelli e Michael Lammer. Porém, diante da igualdade na série, o capitão Severin Lüthi mudou e optou por Roger Federer e Stan Wawrinka, campeões de duplas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. 

Mostrando dentro de quadra que o clima delicado do Torneio dos Campeões da ATP (ATP Finals) já eram águas passadas, os suíços derrotaram os franceses Julien Benneteau e Richard Gasquet por 3 sets a 0 - 6/3, 7/5 e 6/4, em 2h10 - e recolocaram o país em vantagem na decisão da competição, disputada na quadra de saibro montada no estádio Pierre Mauroy, em Lille.

Agora a série decisiva da Copa Davis se encaminha para o último dia, neste domingo. Basta mais uma vitória para que a Suíça fique com a taça. Já a França precisa ganhar as duas últimas partidas para conquistar o título. Às 10h (de Brasília), Federer joga contra Jo-Wilfried Tsonga. Na sequência, Wawrinka e Gael Monfils fecham a série.

A Suíça nunca conquistou a Copa Davis, e o troféu é um dos poucos de grande escalão que Federer jamais levantou na carreira. O máximo que a equipe conseguiu no torneio foi ser vice-campeã em 1992, perdendo na final para os Estados Unidos de Andre Agassi, Pete Sampras, Jim Courier e John McEnroe. 

A França possui nove títulos da Copa Davis, o mais recente em 2001, sobre a Austrália de Lleyton Hewitt. De lá para cá, o time foi finalista em 2002 (derrota para a Rússia de Marat Safin e Yevgeny Kafelnikov) e em 2010 (derrota para a Sérvia de Djokovic).




Sexta, dia 21
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 1 x 3 Stan Wawrinka (SUI) - 6/1, 3/6, 6/3 e 6/2
Gael Monfils (FRA) 3 x 0 Roger Federer (SUI) - 6/1, 6/4 e 6/3

Sábado, dia 22
Julien Benneteau/Richard Gasquet (FRA) 0 x 3 Roger Federer/Stan Wawrinka (SUI) - 6/3, 7/5 e 6/4
Domingo, dia 23
10h - Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Roger Federer (SUI)
Em seguida - Gael Monfils (FRA) x Stan Wawrinka (SUI)

Nenhum comentário: