quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Com preto e prata, Force India deixa carro mais elegante para ano de 2015





Carlos Augusto





Depois da Williams divulgar imagens de seu carro para 2015, foi a vez da Force India revelar como ficará o visual do novo VJM08. Em evento realizado na Cidade do México, os pilotos Nico Hulkenberg e Sergio Pérez foram os responsáveis por retirar a lona do carro e revelar aos presentes como ficará o novo bólido que guiarão nesta temporada de 2015, cuja pintura, segundo o time indiano, promete "virar a cabeça dos fãs". O carro exposto, porém, trata-se de um modelo de 2014 adaptado com as cores e o bico de 2015, já que em razão do atraso do desenvolvimento, o VJM08 irá para as pistas somente na segunda semana de testes de pré-temporada, de 19 a 23 de fevereiro em Barcelona, Espanha.

Pintura do novo carro da Force India para 2015 (Foto: Divulgação)
A pintura segue a tendência de ter o preto como cor predominante, mas a aparência mudou consideravelmente em relação ao modelo anterior, com mais elegância e beleza, em contraste ao extravagante e colorido carro de 2014. O branco foi substituído pelo prata, enquanto o laranja continuou presente, com linhas acompanhando harmonicamente a curvatura do chassi. Já os os detalhes verdes foram praticamente deixados de lado. As logos monocromáticas dos patrocinadores também ajudaram a evitar a poluição visual do antigo modelo.

Outro ponto que chamou a atenção foi o bico. Para se adequar às novas regras da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que visa melhorar a aparência da frente dos carros, a Force India adotou um apêndice muito mais discreto que o protuberante nariz do modelo de 2014, que causara grande rejeição entre os fãs da categoria.

Segundo a equipe, o VJM08 é uma evolução do modelo antecessor, graças à estabilização das regras da Fórmula 1 para 2015. No entanto, além do novo bico, haverá outras mudanças mais sutis na estrutura do bólido, como os novos sidepods e as novas entradas de refrigeração. Além disso, o novo carro teve a suspensão traseira remodelada, baseada agora em um sistema hidro-mecânico, em substituição às molas de torção originais. 


Exaltação ao México durante apresentação do carro

O lançamento foi realizado no Museu Soumaya, na Cidade do México. O México, aliás, está em alta dentro da escuderia indiana. O time, que já conta com Pérez como piloto, tem como uma de suas principais patrocinadoras uma gigante da telefonia do país latino-americano. Além disso, em 2015, o México retorna ao calendário da Fórmula 1, com uma corrida marcada para o Autódromo Hermanos Rodriguez no dia 1º de novembro, fato celebrado durante a apresentação, bem como o desenvolvimento do turismo com a presença da maior categoria do automobilismo mundial. O chefe do time, Vijay Mallya também aproveitou para destacar semelhanças culturais entre os mexicanos e os indianos. 

O VJM08 irá estrear apenas na segunda semana de testes da Fórmula 1, de 19 a 23 de fevereiro no circuito de Barcelona, na Espanha. Por causa do atraso no desenvolvimento, o carro não terá condições de participar da primeira sessão de pré-temporada, que será realizada de 1º a 4 de fevereiro em Jerez de la Frontera, também na Espanha. Com isso, a Force India decidiu levar à pista o modelo anterior, o VJM07, para poder colher dados e fazer comparações futuras com o novo modelo.

Fonte:Globo
Foto:Divulgação

Nenhum comentário: