domingo, 4 de janeiro de 2015

No UFC 182 - Jon Jones vence duelo tático contra Daniel Cormier por pontos e mantém o cinturão





Carlos Augusto


Jon Jones e Daniel Cormier fizeram um combate digno de luta principal do primeiro evento do UFC em 2015, a edição 182, na madrugada deste domingo, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Principalmente nos três primeiros rounds, em que tiveram troca de posições, quedas e trocação. Mas ainda não foi dessa vez que o campeão perdeu o título. Depois de cinco assaltos, Bones foi declarado vencedor por decisão unânime - triplo 49 a 48 - e manteve o cinturão dos meio-pesados pela oitava vez.

Com a vitória, Jon Jones ampliou a série invicta para 12 lutas e impôs a Daniel Cormier a primeira derrota no MMA. DC vinha de 15 triunfos seguidos e foi o último campeão do extinto Strikeforce, antes de chegar ao UFC. O duelo entre os desafetos, que discutiram antes da pesagem e quase brigaram, foi marcado pela cordialidade entre ambos e o clima só esquentou nos segundos finais, mas sem confusão.

Depois da vitória no equilibrado duelo, Jones aproveitou para dar uma cutucada no rival e também nos fãs, que torceram por Daniel Cormier desde o começo. "Podem falar o que quiserem, mas eu estou invicto e o derrubei cinco vezes. É por isso que eu sou o campeão", disparou o dono do cinturão, diante de vaias.

A luta

Empurrado pelo público na MGM Grand Garden Arena, Daniel Cormier não se intimidou com o poderio do adversário, campeão desde março de 2011 e com uma série invicta de 11 combates, incluindo sete defesas de cinturão. DC se aproximou bem para desferir uppercuts que incomodaram Bones. O dono do título mostrou o vasto repertório de socos, pisões frontais e cotoveladas giratórias, mas o desafiante resistiu bem.


Jon Jones encontrou dificuldade para encurtar a distância e Cormier explorou bem o jogo de pressionar o rival na grade. No fim do terceiro round, DC aplicou a queda e buscou o ground and pound, mas faltou tempo. Sem ter como se aproximar, Bones usou bem os chutes altos, que acertaram o alvo.

No quarto round, Daniel Cormier deu sinais de cansaço e foi derrubado duas vezes. Ele se levantou, mas foi alvo de mais socos do campeão. O desafiante tentou se recuperar e voltou a pressionar Jon Jones na grade. Mas Bones controlou bem o oponente e ainda aplicou queda no fim do período.

O quinto e decisivo round começou com expectativa do público. Os dois buscaram a luta agarrada e foram para a grade, o que irritou os fãs. Jon Jones adotou a tática de segurar o ímpeto de DC, esperando o tempo passar e ainda tentando a queda para garantir a vitória. No fim, uma queda espetacular aplicada pelo desafiante acordou os presentes, mas o campeão logo se levantou. Bones começou a comemorar nos segundos finais e o duelo quase terminou em confusão. No fim, os juízes deram o triunfo para Jones, por decisão unânime.

Donald Cerrone venceu Myles Jury por decisão unânime

Donald Cerrone continua voando. O ‘Cowboy’ dominou o duelo contra o até então invicto Myles Jury e conquistou a sexta vitória consecutiva na categoria dos leves. O duelo foi o penúltimo do UFC 182, em Las Vegas, e terminou com triunfo do experiente lutador por decisão unânime (triplo 30 a 27).

Com a vitória, Cerrone chegou ao número de 26 na carreira, que tem seis derrotas e um duelo sem resultado. Ele fica mais perto do cinturão de Anthony Pettis, que será colocado em jogo contra Rafael dos Anjos, dois de seus algozes no UFC. Já Myles Jury perdeu pela primeira vez em 16 combates na carreira.

A luta

No primeiro round, Jury começou tentando derrubar Cerrone, mas o ‘Cowboy’ caiu com a omoplata encaixada. Depois de tentar finalizar, Donald trocou de posição e foi para as costas, fechou um triângulo e quase encaixou o mata-leão, tentando finalizar até o último segundo do assalto.

No segundo assalto, os lutadores se estudaram mais e pouco se expuseram ao combate. Donald Cerrone mostrou um pouco mais de domínio. Já no terceiro round, o duelo caminhava morno até que Jury sentiu um chute alto fortíssimo do ‘Cowboy’. A partir daí, Cerrone passou a mostrar porque é um dos melhores da categoria e foi aplicando boas sequências. Nos segundos finais, derrubou o rival e aplicou um grande número de chutes no rival já caído, levando o público ao delírio.

Confira os resultados das lutas:

UFC 182 - 3 de janeiro de 2014

MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas

Card principal


Jon Jones venceu Daniel Cormier por decisão unânime (triplo 49-48)
Donald Cerrone venceu Myles Jury por decisão unânime (triplo 30-27)
Brad Tavares venceu Nate Marquardt por decisão unânime (triplo 30-27)
Kyoji Horiguchi venceu Louis Gaudinot por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Hector Lombard venceu Josh Burkman por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)

Card preliminar


Paul Felder venceu Danny Castillo por nocaute aos 2m09s do R2
Cody Garbrandt venceu Marcus Brimage por nocaute aos 4m50s do R3
Shawn Jordan venceu Jared Cannonier por nocaute aos 2m57s do R1
Evan Dunham venceu Rodrigo Damm por decisão unânime (triplo 30-27)
Omari Akhmedov venceu Mats Nilsson por decisão unânime (triplo 29-28)
Marion Reneau venceu Alexis Dufresne por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-25)

Fonte:www.mg.superesportes.com.br
Fotos:Josh Hedges/Zuffa LLC e Getty Images

Nenhum comentário: