domingo, 5 de outubro de 2008

Alonso vence em Cingapura e entra para historia da F-1


ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*

Foi realizado neste domingo, ás 09 horas (Brasília) a 15ª etapa de mundial de F-1, o GP de Cingapura, no travado circuito de rua, a primeira prova noturna da historia e sendo o GP de numero 800 desde 1950, neste GP foi usados 1.620 refletores, a pista com uma extensão de 5.067m. e concluída com 61 voltas.

Teve uma largada limpa, sem acidentes, o piloto Felipe Massa assumiu a frente e já abrindo de Lewis, Kimi e demais pilotos, quando tudo parecia que a prova terminaria com a dobradinha da Ferrari com Felipe na ponta e Kimi com volta mais rápida uma atrás da outra, aproximando-se de Lewis.

Fernado Alonso(Renault), foi o primeiro a fazer o pit-stop na 13º volta, dando muita sorte, por que na volta de nº 15, Nelson Piquet(Renault) escapou e bateu forte ficando fora da prova, entrando o Safety-Car.

Quando os boxes foi liberado para o pit-stop, onde mais uma vez a Ferrari erroneamente deu o sinal verde liberando Felipe para sair, "que falta faz o pirulito", mas a mangueira de abastecimento estava travada no carro.

Felipe saiu arrancado a mangueira, derrubando o mecânico, e derramando o combustível, com o gravíssimo erro da Ferrari, Felipe foi punido com um Drive Through, dando uma passagem pelos boxes, vendo tudo que tinha feito nos treinos para o grid e na própria largada e podendo ganhar a prova indo por água abaixo.

Na volta de nº 17, Barrichello abandona a prova com problemas no carro, os pilotos Rosberg e Kubica também são punidos com um stop-and-go, parar por 10 segundos nos boxes, na volta de nº 34, Fernando Alonso assume a liderança da prova, seguido de Rosberg e Coulthard.

Na volta de nº 52 Sutil(Force India), bateu e saiu da prova, o carro ficou em lugar perigoso vindo a pista novamente o Safety-Car, mas saindo duas voltas depois, já no final da prova, na volta de nº 57 Kimi Raikkonen bate sozinho, com isso a McLaren assumiu a liderança do mundial de construtores.

Fernando Alonso um dia antes nos treinos classificatórios para o grid, sofreu e chorou muito, quando o sue carro simplesmente parou sem ter marcado o tempo, mas no domindo, teve a prova caindo no seu colo para quem largou na 15ª posição, ficando assim a classificação da prova:

1 – Fernando Alonso (Esp) Renault
2 – Nico Rosberg (Ale) Williams-Toyota
3 – Lewis Hamilton (Ing) McLaren-Mercedes
4 – Timo Glock (Ale) Toyota
5 – Sebastian Vettel (Ale) STR-Ferrari
6 – Nick Heidfeld (Ale) BMW- Sauber
7 – David Coulthard (Esc) RBR- Renault
8 – Kazuki Nakajima (Jap) Williams-Toyota

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ficou em 13º lugar no final da prova.

Ficando assim o mundial de:

Pilotos: Escuderias:

1 – Lewis Hamilton = 84 - 1- McLaren - 135
2 – Felipe Massa = 77 - 2- Ferrari - 134
3 – Robert Kubica = 64 - 3- BMW - 120
4 – Kimi Raikkonen = 57 - 4- Renault - 51

A 16ª etapa do mundial de F-1 será o GP de Japão, no circuito de Fugi, no dia 12/10, as 2:30h. horário de Brasília.

Mais uma vez a Ferrari prejudica Felipe Massa, que agora tem um momento decisivo da competição e por tabela perdendo para a sua rival a primeira colocação no mundial de construtores, " custou caro o erro em Cingapura ".

Agora faltam três provas para o final a do Japao, a da China e a do Brasil, pistas favoráveis a Ferrari, mas com a diferença de 7 pontos entre Felipe x Lewis, e de 1 ponto entre McLaren x Ferrari, vamos ter um final de temporada emocionante.

Espero que a Ferrari esqueça o sistema eletrônico na troca dos pneus e volte ao velho e eficiente pirulito, e não erre mais, só assim Felipe pode ter chance de ser campeão, pois se a Ferrari e Felipe estão com um adversário sem cometer erros, assim fica difícil.

*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus





Um comentário:

Keren Silveira disse...

nossah Toda Vez que o Felipe para no Pitstop eu me disispero, qual é o real problema deles kra! tem que ter mais treino? ou mudar ? ou é a agilidade! nossa eu fico realmente mau! e confusa! me deixa indignada!!!!