
Depois da 14ª etapa do mundial de formula-1 2008, sendo realizada na Itália, no circuito de Monza, prova disputada na chuva onde vimos o piloto Lewis Hamilton (McLaren), larga na 15ª colocação e fez varias ultrapassagens, até perigosas, chegando a 2ª colocação, não chegando a liderança porque a pista estava secando e teve que fazer um Pit-Stop só para troca de pneus, encerrando a prova na 7ª colocação.
Vettel dominou todos os treinos fazendo sua primeira pole e ganhando o GP da Itália, sua primeira vitoria na F-1 tornando-se o mais jovem piloto a ganhar um GP, com 21 anos e 2 meses, ficando na historia de F-1. Agora restam quatro etapas para o final do mundial, o GP de Cingapura, o GP do Japão, o GP da China e o GP de Brasil que será no dia 02/11.
O GP de Cingapura entrou no circuito este ano, e será a primeira prova noturna realizada da F-1 desde 1950, quando teve a primeira prova na Inglaterra, no circuito de Silverstone, em Cingapura a prova terá 7 curvas com baixa velocidade, três com alta velocidade, com três pontos bons para ultrapassagens, por ser uma pista nova e com estas características pode favorecer a McLaren a outras três vão favorecer a Ferrari.
A disputa pelo titulo de pilotos e construtores esta entre Ferrari e McLaren, no ano passado a três provas do final, Lewis Hamilton(McLaren), estava na frente de Fernando Alonso(McLaren) 11 pontos e de Kimi Raikkonen (Ferrari) 17 pontos.
Felipe Massa da Ferrari (foto) estava fora da disputa pelo titulo, a Ferrari junto com Felipe trabalharam em pro do titulo para Raikkonen, sendo campeão da temporada de 2007. Já na McLaren uma briga interna muito forte entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, além da briga Hamilton cometeu muitos erros , fez o título mais ganho da F-1 escapa-se de suas mãos.
Este ano a situação é inversa, na McLaren esta tudo decidido para o inglês, já na Ferrari, Raikkonen já declarou que apesar dos 21 pontos atrás do líder, que tem chances como em 2007 que estava a 17 pontos e conseguiu o titulo, mas ele não lembrou da ajuda que teve de Felipe Massa.
Com esta declaração a situação na Ferrari esta complicada, também com os constantes erros nos boxes, com os dois pilotos, que saudade de Ross Brawn e Jaen Tod , que a cada Pit-Stop era um recorde, nada contra Stefano Domenicali diretor técnico da Ferrari e Luca de Montezemolo o próprio dono.
Tudo isto pode contribuir contra Felipe Massa, e a favor de Lewis Hamilton podendo se tornar campeão da F-1 de 2008, sendo o piloto mais novo, com 22 anos, e o primeiro negro na historia a ser campeão da F-1, mas vou torcer para que Kimi Raikkonen pense melhor e lembre que Felipe o ajudou no ano passado principalmente em Interlagos, deixando Kimi ganhar a prova.
Felipe Massa, pode chegar a ganhar o título deste ano e juntar-se ao seleto grupo de pilotos brasileiros campeões da F-1, com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna, ajudando o Brasil a ter 9 títulos mundiais , vamos lá Felipe Massa, eu acredito em você, que vem evoluindo a cada ano e nada mais para premiar a sua carreira como ser campeão da F-1 em 2008.
*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus
Um comentário:
Mosley: 'Sem corte de custos podemos perder uma equipe atrás da outra’
Os fracos rendimentos da equipe Toyota a tornam uma forte candidata a ter o mesmo fim que a Honda, que anunciou nesta sexta-feira o seu afastamento da temporada 2009 da Fórmula 1. O desempenho nos mercados mundiais e nas pistas não têm sido satisfatórios.
Para o presidente da FIA, Max Mosley, a saída da Honda foi um alerta importante.
- Se as equipes não se derem conta agora do que está acontecendo, só restará torcer por elas. Todas estão subordinadas a grandes companhias e podem um dia receber um fax dizendo ‘estamos encerrando as atividades’, assim como aconteceu com a Honda.
A crise global fez com que a Toyota tivesse em 2008 uma redução dos rendimentos de quase 50% em relação às projeções anteriores, além de ter diminuído a produção de veículos em 5,7%.
Em 2007, a montadora investiu 445 milhões de dólares somente na equipe de Fórmula 1, obtendo apenas a sexta posição no mundial de construtores. Em 2008 a equipe ficou em quinto, tendo como melhor resultado na temporada um segundo lugar do piloto alemão Timo Glock no GP de Hungria.
A Toyota confirmou em novembro o lançamento do seu carro para a temporada 2009, mas anunciou na ocasião que não faria o tradicional evento de lançamento em medida de redução de custos.
Postar um comentário