domingo, 5 de outubro de 2008

Formula-1, na reta final em 2008


ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*

Depois da 14ª etapa do mundial de formula-1 2008, sendo realizada na Itália, no circuito de Monza, prova disputada na chuva onde vimos o piloto Lewis Hamilton (McLaren), larga na 15ª colocação e fez varias ultrapassagens, até perigosas, chegando a 2ª colocação, não chegando a liderança porque a pista estava secando e teve que fazer um Pit-Stop só para troca de pneus, encerrando a prova na 7ª colocação.

Portanto Lewis Hamilton foi o piloto da prova, já que Felipe Massa largou em 6ª lugar e terminou a prova na mesma posição, diminuindo a vantagem de Lewis Hamilton para um ponto, fazendo uma prova regular, com isso não vamos tirar os méritos do jovem piloto Alemão da Toro Russo, Sebastian Vettel.

Vettel dominou todos os treinos fazendo sua primeira pole e ganhando o GP da Itália, sua primeira vitoria na F-1 tornando-se o mais jovem piloto a ganhar um GP, com 21 anos e 2 meses, ficando na historia de F-1. Agora restam quatro etapas para o final do mundial, o GP de Cingapura, o GP do Japão, o GP da China e o GP de Brasil que será no dia 02/11.

O GP de Cingapura entrou no circuito este ano, e será a primeira prova noturna realizada da F-1 desde 1950, quando teve a primeira prova na Inglaterra, no circuito de Silverstone, em Cingapura a prova terá 7 curvas com baixa velocidade, três com alta velocidade, com três pontos bons para ultrapassagens, por ser uma pista nova e com estas características pode favorecer a McLaren a outras três vão favorecer a Ferrari.

A disputa pelo titulo de pilotos e construtores esta entre Ferrari e McLaren, no ano passado a três provas do final, Lewis Hamilton(McLaren), estava na frente de Fernando Alonso(McLaren) 11 pontos e de Kimi Raikkonen (Ferrari) 17 pontos.

Felipe Massa da Ferrari (foto) estava fora da disputa pelo titulo, a Ferrari junto com Felipe trabalharam em pro do titulo para Raikkonen, sendo campeão da temporada de 2007. Já na McLaren uma briga interna muito forte entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, além da briga Hamilton cometeu muitos erros , fez o título mais ganho da F-1 escapa-se de suas mãos.

Este ano a situação é inversa, na McLaren esta tudo decidido para o inglês, já na Ferrari, Raikkonen já declarou que apesar dos 21 pontos atrás do líder, que tem chances como em 2007 que estava a 17 pontos e conseguiu o titulo, mas ele não lembrou da ajuda que teve de Felipe Massa.

Com esta declaração a situação na Ferrari esta complicada, também com os constantes erros nos boxes, com os dois pilotos, que saudade de Ross Brawn e Jaen Tod , que a cada Pit-Stop era um recorde, nada contra Stefano Domenicali diretor técnico da Ferrari e Luca de Montezemolo o próprio dono.

Tudo isto pode contribuir contra Felipe Massa, e a favor de Lewis Hamilton podendo se tornar campeão da F-1 de 2008, sendo o piloto mais novo, com 22 anos, e o primeiro negro na historia a ser campeão da F-1, mas vou torcer para que Kimi Raikkonen pense melhor e lembre que Felipe o ajudou no ano passado principalmente em Interlagos, deixando Kimi ganhar a prova.

Felipe Massa, pode chegar a ganhar o título deste ano e juntar-se ao seleto grupo de pilotos brasileiros campeões da F-1, com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna, ajudando o Brasil a ter 9 títulos mundiais , vamos lá Felipe Massa, eu acredito em você, que vem evoluindo a cada ano e nada mais para premiar a sua carreira como ser campeão da F-1 em 2008.

*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus





Um comentário:

mundo esportivo disse...

Mosley: 'Sem corte de custos podemos perder uma equipe atrás da outra’

Os fracos rendimentos da equipe Toyota a tornam uma forte candidata a ter o mesmo fim que a Honda, que anunciou nesta sexta-feira o seu afastamento da temporada 2009 da Fórmula 1. O desempenho nos mercados mundiais e nas pistas não têm sido satisfatórios.
Para o presidente da FIA, Max Mosley, a saída da Honda foi um alerta importante.
- Se as equipes não se derem conta agora do que está acontecendo, só restará torcer por elas. Todas estão subordinadas a grandes companhias e podem um dia receber um fax dizendo ‘estamos encerrando as atividades’, assim como aconteceu com a Honda.
A crise global fez com que a Toyota tivesse em 2008 uma redução dos rendimentos de quase 50% em relação às projeções anteriores, além de ter diminuído a produção de veículos em 5,7%.
Em 2007, a montadora investiu 445 milhões de dólares somente na equipe de Fórmula 1, obtendo apenas a sexta posição no mundial de construtores. Em 2008 a equipe ficou em quinto, tendo como melhor resultado na temporada um segundo lugar do piloto alemão Timo Glock no GP de Hungria.
A Toyota confirmou em novembro o lançamento do seu carro para a temporada 2009, mas anunciou na ocasião que não faria o tradicional evento de lançamento em medida de redução de custos.