segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Reta Final Do Brasileirão 2008





jogando com Fabricio Cunha








Neste final de semana tivemos mais uma rodada de jogos decisivos pelo Campeonato Brasileiro, e após os resultados da 30ª rodada, situação ficou ainda mais equilibrada, Palmeiras e são Paulo que poderiam definir algo no confronto direto empataram, o Cruzeiro venceu e está há um ponto do líder, o Flamengo também venceu e voltou a ter chances de ser Campeão, e é claro a derrota do Grêmio que foi crucial para a embolação da parte de cima da tabela de classificação.

Essa derrota diminuiu a diferença de pontos do Tricolor Gaucho para os rivais diretos pelo título. E após 30 rodadas, 5 times tem chances reais de chegar ao titulo. Com isso os matemáticos fizeram as contas e calcularam a chance de cada equipe levantar o trófeu. Segundo os matemáticos, as chances de título do Grêmio agora são de 29%. - O time caiu de rendimento e está perdendo chances importantes de manter a liderança e ficar mais perto da conquista.


Os matemáticos ainda afirmam que outros 4 times também podem ser campeão do Brasileirão 2008
Cruzeiro e Palmeiras por exemplo têm boa possibilidade de soltar o grito de campeão no final do campeonato, pois contam com um percentual de 26% e 23% de chances respectivamente. Completando o G-4, o São Paulo conta com 15% de possibilidade de ficar com a taça e uma sequencia de jogos pela frente teóricamente mais facil, enquanto que o Flamengo voltou de vez à briga pelo titulo e conta com um percentual de 7%.



Nas chances de vaga para a Libertadores, os três primeiros colocados despontam com mais de 80% de possibilidade de estar na competição sul-americana em 2009, pois Grêmio tem 84%, Cruzeiro 82% e Palmeiras 81%. A quarta vaga parece bem disputada por São Paulo com 74% e Flamengo com 60%. Outros cinco times ainda alimentam esperanças de chegar ao torneio continental, mas com poucas chances matemáticas. Inter , Botafogo e Coritiba tem 4%, Goiás 3% e ainda Vitória, que segundo os calculos, conta com 2% de possibilidade de disputar a Libertadores 2009.




Confira a situação de cada time:


1º lugar - Grêmio Pontos - 56
Chance de título - 29%;
Chance de vaga na Libertadores - 84%
Jogos que faltam - Sport (C), Cruzeiro (F), Figueirense (C), Palmeiras (F), Coritiba (C), Vitória (F) e Ipatinga (F) e Atlético-MG (C).


2º lugar - Cruzeiro Pontos - 55
Chance de título - 26%;
Chance de vaga na Libertadores - 82%
Jogos que faltam - Atlético-PR (F), Grêmio (C), Goiás (F), Fluminense (C), Náutico (F), Flamengo (C), Internacional (F) e Portuguesa (C).


3º lugar - Palmeiras Pontos - 55
Chance de título - 23%;
Chance de vaga na Libertadores - 81%
Jogos que faltam - Fluminense (F), Goiás (C), Santos (F), Grêmio (C), Flamengo (F), Ipatinga (C), Vitória (F) e Botafogo (C).


4º lugar - São Paulo Pontos - 53
Chance de título - 15%;
Chance de vaga na Libertadores - 74%
Jogos que faltam - Vitória (C), Botafogo (F), Internacional (C), Portuguesa (F), Figueirense (C), Vasco (F), Fluminense (C) e Goiás (F).


5º lugar - Flamengo Pontos - 52
Chance de título - 7%;
Chance de vaga na Libertadores - 60%
Jogos que faltam - Coritiba (C), Vitória (F), Portuguesa (C), Botafogo (F), Palmeiras (C), Cruzeiro (F), Goiás (C) e Atlético-PR (F).


6º lugar - Internacional Pontos - 46
Chance de vaga na Libertadores - 4%
Jogos que faltam - Atlético-MG (F), Náutico (C), São Paulo (F), Ipatinga (C), Santos (F), Fluminense (C), Cruzeiro (C) e Figueirense (F).


7º lugar - Botafogo Pontos - 46
Chance de vaga na Libertadores - 4%
Jogos que faltam - Ipatinga (F), São Paulo (C), Atlético-MG (F), Flamengo (C), Goiás (F), Atlético-PR (C), Figueirense (C) e Palmeiras (F).


8º lugar - Coritiba Pontos - 46
Chance de vaga na Libertadores - 4%
Jogos que faltam - Flamengo (F), Atlético-MG (C), Ipatinga (F), Náutico (C), Grêmio (F), Santos (C), Vasco (C) e Sport (F).


9º lugar - Goiás Pontos - 45
Chance de vaga na Libertadores - 3%
Jogos que faltam - Vasco (C), Palmeiras (F), Cruzeiro (C), Sport (F), Botafogo (C), Portuguesa (F), Flamengo (F) e São Paulo (C).


10º lugar - Vitória Pontos - 44
Chance de vaga na Libertadores - 2%
jogos que faltam - São Paulo (F), Flamengo (C), Náutico (F), Atlético-MG (C), Atlético-PR (F), Grêmio (C), Palmeiras (C) e Vasco (F).

Nenhum comentário: