sábado, 25 de outubro de 2008

mudanças na F-1 para 2009 e 2010




ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*





Para reduzir despesas e aumentar o numero de ultrapassagens e tornar as corridas mais emocionante foi assinado um acordo entre presidente da FIA, Max Mosley, e pelos chefes da Fota, Luca di Montezemolo e John Howett.

O encontro em Genebra produziu significativos cortes de gastos para as temporadas 2009 e 2010 da Fórmula 1.

As equipes e a FIA chegaram a pontos-chave para o corte de custos:

- Os motores terão de durar três corridas em 2009 (neste ano são apenas duas);

- Os construtores terão de estar preparados para fazer 25 unidades, a um custo de € 10 milhões, para equipes-cliente

- Haverá um novo encontro entre os membros da Fota no Brasil para determinar os limites de testes para 2009 e um acordo para a introdução do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) para 2010 ou 2011. A novidade poderá ser usada normalmente na próxima temporada.

O KERS é uma tecnologia que visa otimizar o aproveitamento de energia nos carros da Fórmula 1 para dar aos modelos mais potência e facilitar as ultrapassagens.

- A FIA e a Fota se encontrarão de novo após o GP do Brasil para discutir medidas para reduzir os custos relativos ao desenvolvimento dos chassis e a continuação do uso de carros antigos por outras equipes no futuro.

A mais significativa delas será dos pneus que não terão mais ranhuras e voltarão a ser slicks, banidos da categoria em 1998, e terão um aumento de 18% na área de contato com o solo, proporcionando mais aderência mecânica nas curvas. Na carona, os apêndices e defletores laterais serão banidos para que o carro não dependa tanto da aerodinâmica para fazer as curvas.

As asas traseiras também sofrerão mudanças,

ficando bem menores do que as atuais . Isto porque as atuais asas geram uma turbulência nociva para os carros que vêm atrás, impossibilitando-os de contornar as curvas mais próximos e dificultando as ultrapassagens.

Será que a FIA, vai fazer a F-1 mais emocionante e segura para os pilotos


*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus



Um comentário:

marco disse...

Gostaria,claro com segurança para os pilotos, que os carros fossem mais rápidos, pois acompanho a F1 há muito tempo e pelo que me lembro com os motores turbo os carros eram mais rápidos.Alguém pode me dar essa resposta, e a qual velocidade eles chegavam nessa época. Aguardo resposta.Obrigado. marcoctsp@yahoo.com.br