terça-feira, 12 de julho de 2011

Primeira decisão de "vida ou morte" para a Seleção Brasileira de Mano

 
Pablo Brandão

Após os dois empates frustrantes diante de Venezuela (0 a 0) e Paraguai (2 a 2), a Seleção Brasileira tem o seu primeiro desafio de vida ou morte na era Mano Menezes. O adversário será o Equador, lanterna do grupo b da Copa América, na noite desta quarta-feira. Uma vitória pode fazer o Brasil terminar a fase de grupos em primeiro, assim como uma derrota pode levar a equipe canarinho ao último lugar, dependendo do resultado do outro confronto.

No vexame dos jogos anteriores, quem realmente teve a culpa? Como sempre as cornetadas caem muito sobre o técnico. Mas desta vez, essas críticas à Mano Menezes são merecidas. O treinador substituiu o autor do gol, Jadson, por um simples cartão amarelo. Resultado: a seleção tomou a virada e teve de buscar o sofrido empate nos últimos minutos. O reserva Fred, após receber ótimo passe de Ganso, balançou as redes para salvar o Brasil do pior. Talvez está aí a solução: escalar jogadores do banco para começar a partida decisiva contra o Equador. O jogador do Fluminense, inclusive, foi quem teve o melhor desempenho no treino de finalizações essa semana. Então Mano deve escalar entre os onze aqueles que querem vencer, que querem buscar espaço.

Bom, é óbvio que não se deve mudar todos. E sim, tirar aqueles que tiveram uma péssima atuação nos outros dois jogos. O lateral-direito Daniel Alves, por exemplo, não acertou quase nada em campo, além da falha fatal no segundo gol do Paraguai. Maicon entraria em seu lugar. E porque não tirar também Neymar e Pato? O santista, apesar de ser o principal nome do futebol nacional, não jogou nada, sendo até substituído. Enquanto o atleta do Milan foi bem em alguns momentos, mas precisa melhorar muito. O capitão Lúcio é outro que pode ir para o banco. Jovem, David Luiz tem futebol de sobra para substituir o experiente zagueiro.

Para começar jogando, Jadson e Fred devem ser nomes certos. Os autores dos dois gols feitos pela seleção até então não podem perder a vaga. Para completar o ataque, Robinho tem que ser titular. Ganso também joga, já que teve um boa atuação no último duelo. E com Maicon e David Luiz nos lugares de Daniel Alves e Lúcio, respectivamente, o Brasil terá tudo para vencer bem na 3ª rodada, como fez a Argentina (3 a 0 na Costa Rica).
Vamos torcer muito para a nossa seleção, contando com essas mudanças, que com certeza darão certo!

Palpite para a escalação: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Jadson e Ganso; Robinho e Fred.

Opine também!

fotos: afp, getty images

Nenhum comentário: