domingo, 14 de julho de 2013

Circuito Mundial de Vôlei de Praia



Pablo Brandão




Ricardo e Álvaro levam a melhor na final caseira e são campeões na Suíça

Mesmo com pouco tempo jogando juntos (apenas três meses), Ricardo e Álvaro já conquistaram o seu primeiro título no Circuito Mundial. A vitória foi alcançada neste domingo em cima dos atuais líderes do ranking mundial, os compatriotas Bruno Schmidt e Pedro Solberg, por 2 a 0. Os garotos sagraram-se campeões  do Grand Slam de Gstaad (SUI) do Circuito Mundial, exatamente uma semana depois de se tornarem vice-campeões mundiais na Polônia.
Ricardo, competidor que já jogou 11 torneios na Suíça, chegando ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez,  repetindo os feitos de 2005 e 2006 ao lado de Emanuel, disse: "Adoro competir aqui, gosto muito de jogar em Gstaad, onde a enegia da torcida é incrível, o que ajuda a fazer do vôlei de praia esse sucesso mundial. Depois da prata no Campeonato Mundial, conquistamos nosso primeiro título, o que é muito bom para seguirmos ainda mais fortes na temporada."
O baiano Ricardo passou a jogar com Álvaro logo após a aposentadoria de Pedro Cunha. Até então, por terem formado a parceria recentemente, Ricardo e Álvaro haviam enfrentado Bruno e Pedro apenas duas vezes. E cada dupla tinha vencido uma. Portanto, a decisão na Suíça valia também como um tira-teima para as duplas.
Ricardo e Álvaro começaram bem o primeiro set ao abrirem 4 a 0, desestabilizando Bruno e Pedro. Dos oito primeiros pontos da dupla nordestina, seis foram de erros dos adversários. Com Ricardo mais uma vez muito bem no bloqueio, justificando o apelido de "Block Machine", como é conhecido no cenário mundial, e Álvaro se desdobrando na defesa, eles conseguiram manter a boa vantagem e fecharam em 21/16.
No segundo set, a situação se inverteu. Pelo menos no início. Concentrados e vibrando mais, Bruno e Pedro entraram no jogo, ajustando saque e bloqueio. Abriram três pontos de frente (14/11), mas Ricardo e Álvaro se agigantaram novamente. Viraram para 15/14 e não deram mais chances para uma reação dos atuais campeões brasileiros. Vitória por 21/18 e o título no Grand Slam suíço, para festa de um veterano de 38 anos e de um jovem talento de 22.
- Já vínhamos fazendo bons torneios, conquistando a prata no Mundial, na semana passada, e um bronze numa das etapas do Circuito Mundial. Mas chegar aqui e levar o ouro é diferente. Nem tenho palavras para descrever o quanto estou feliz por esse nosso momento atual. Isso só nos dá mais forças para continuarmos crescendo e fazendo o nosso melhor - declarou Álvaro Filho, que mais uma vez subiu ao pódio com seu chapéu de couro, o que já uma marca do paraibano.
Com os 720 pontos conquistados com a prata na Suíça, Bruno e Pedro mantêm a liderança do ranking, agora com 5.060 pontos. Já Ricardo e Álvaro diminuíram a diferença, somando mais 800 e chegando aos 4.770 na segunda colocação.  

fonte: globoesporte
foto: FIVB


Lili e Bárbara Seixas perdem para chinesas e ficam com a prata em Gstaad

Apesar das duas medalhas conquistadas no Grand Slam  de Gstaad, com decisão neste domingo, as brasileiras Lili e Bárbara Seixas foram derrotadas pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, atuais campeãs mundiais, com parciais de 21/16 e 21/14.
Com o domínio do jogo, as chinesas quase não cometeram erros no primeiro set e manteram-se sempre a frente no placar. As brasileiras reagiram, chegando a liderar na segunda parcial (7/4), mas não foi o suficiente. Sem foco, as meninas deixaram a derrota se concretizar.
As chinesas já estão acostumadas a vencer, uma vez que o mesmo sucesso alcançado em Gstaad, havia ocorrido na semana passada, quando as mesmas conquistaram o título mundial da Polônia. Apesar da derrota, as brasileiras fizeram sua parte, conquistando 720 pontos e permanecendo na segunda colocação do ranking do Circuita Mundial.
O terceiro lugar também foi ocupado por brasileiras, Taiana e Talita que venceram sem maiores dificuldades as alemãs Ludwig e Walkenhorstm, por 21/14 e 21/13. Depois dos títulos conquistados em Xangai, Haia e Roma e de alcançarem 4.830 pontos, as meninas lideram o ranking.
"Teve um gosto especial vencê-las, pois perdemos para elas na semana passada, pelo Campeonato Mundial (as brasileiras acabaram eliminadas na segunda fase). Acho que hoje o resultado foi diferente porque jogamos mais soltas, pensando apenas em fazer o que sabemos, esquecendo nossa derrota da véspera", analisou Talita.  

fonte: terra
foto: AP

Nenhum comentário: