sábado, 27 de julho de 2013

SURF PROFISSIONAL: Serpa, Galini e Fernandez nas quartas

Três pernambucanos, três baianos, um paulista e um cearense, vão disputar o título da etapa do Brasileiro de Surfe Profissional no domingo decisivo do Mahalo Pernambuco Winter Festival na praia do Cupe, em Ipojuca.

Os três finalistas do estado são da cidade que sedia o evento, Halley Batista, Alan Donato e Bruno Rodrigues, que barrou até o líder do ranking, Jihad Khodr. Os baianos classificados foram o novo líder, Franklin Serpa, Bruno Galini e Marco Fernandez, com o paulista David do Carmo e o cearense Edvan Silva sendo os outros concorrentes ao título no litoral sul de Pernambuco.

David do Carmo fez um novo recorde para o campeonato no sábado, com a nota 9,67 que recebeu na melhor onda surfada na Praia do Cupe no fim de semana de muitos esportes pelas principais praias de Ipojuca.

"Foi irada a onda e na verdade eu troquei de prancha porque essa está andando melhor nas esquerdas. Sinto mais confiança nela e veio uma esquerda muito boa, consegui fazer uns arcos legais na parede, jogando bastante água, aproveitei ela até a beira e os juízes gostaram", contou David do Carmo, sobre a maior nota do campeonato. "Depois veio as oitavas, um outro tipo de competição, com mais tática de prioridade e consegui achar boas ondas pra passar também para as quartas de final, então estou amarradão e vamos com tudo pra buscar um resultado melhor ainda amanhã (domingo)".

A nota recorde - 9,67 - foi recebida por David do Carmo em sua primeira apresentação no sábado, quando ele e o pernambucano Alan Donato despacharam um dos líderes do ranking, o baiano Rudá Carvalho, além do catarinense Diego Rosa. Depois, o paulista derrotou o paraibano Ulisses Meira na abertura das oitavas de final, ainda pela manhã na maré quase seca na Praia do Cupe. Ainda tiveram mais dois confrontos antes de paralisar a competição para retornar as 14h00, quando ela voltou a encher para melhorar a formação das ondas.

Domingo às 9:30 No penúltimo duelo da manhã, o baiano Bruno Galini superou o pernambucano Gabriel Farias e vai enfrentar David do Carmo na primeira quarta de final, às 9h30 do domingo em Ipojuca. E no último, Alan Donato foi o primeiro pernambucano a avançar para o domingo decisivo do Mahalo Pernambuco Winter Festival. Seu adversário será o baiano Franklin Serpa, o primeiro classificado nas baterias realizadas na tarde ensolarada na Praia do Cupe.

"O objetivo é ganhar o campeonato, mas ainda falta muito", disse Bruno Galini, um dos atletas patrocinados pela Mahalo. "Passei uma bateria agora muito difícil, com a maré já muito seca, bem complicado de achar ondas abrindo e ainda bem que deu pra passar, mas foi no sufoco. No finalzinho eu remei em uma onda pra ele (Gabriel Farias) ir mesmo porque eu achava que ela era muito pequena, só que como ele é muito habilidoso conseguiu dar uma batida e ainda um aéreo. Aí ficou o suspense pela nota dos juízes, mas felizmente ele não virou e eu passei pra amanhã (domingo)".

Troca do líder O Mahalo Pernambuco Winter Festival termina neste domingo e o último dia começa com um novo líder no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o baiano Franklin Serpa. Ele era o segundo colocado e fez a parte dele, ganhando um duelo de alto nível com o potiguar Rafael Joaquim por 14,57 a 13,33 pontos. E no confronto seguinte, o paranaense Jihad Khodr perdeu para o pernambucano Bruno Rodrigues por 13,46 a 11,90 e já foi ultrapassado por Franklin Serpa, pois a briga entre eles pela ponta era fase a fase.

"Poxa, desde manhã quando vi que minha bateria ia ser com o Jihad (Khodr) já fiquei nervoso, deu um friozinho na barriga", confessou o ipojucano Bruno Rodrigues. "Para mim, ele (Jihad) é o melhor surfista competindo no Circuito Brasileiro esse ano e eu teria que fazer uma grande apresentação, mas dei sorte também que ele não achou boas ondas. Competição é assim mesmo e eu também aproveitei por conhecer melhor essa praia, pois notei que ele ficou meio perdido no posicionamento no mar, mas sei que se essa bateria fosse em Matinhos (cidade Jihad no Paraná) o resultado seria completamente diferente. Ele já ganhou duas vezes de mim aqui no Cupe e tenho muita admiração por ele. Agora tomara que um pernambucano ganhe o campeonato, de preferência que a final seja pernambucana, vamos lutar por isso".

Maioria pernambucana e baiana Além de Bruno Rodrigues que vai enfrentar o cearense Edvan Silva na terceira quarta de final, tem Alan Donato contra o novo líder do ranking, Franklin Serpa, da Bahia, na segunda bateria e outro surfista de Ipojuca, Halley Batista, disputará a última vaga para as semifinais em mais um duelo Pernambuco x Bahia com Marco Fernandez. Como na sexta-feira, o sábado também foi encerrado com maioria de pernambucanos e baianos classificados para o próximo dia.

Desta vez, são três de cada estado. Apenas o paulista David do Carmo e o cearense Edvan Silva conseguiram duas vagas para continuarem na disputa do título que vale importantes 3.000 pontos na corrida pelo título de campeão brasileiro da temporada 2013. David do Carmo está na primeira bateria das quartas de final com o baiano Bruno Galini e Edvan Silva na terceira com o pernambucano Bruno Rodrigues.

Quartas-de-final

1 David do Carmo (SP) x Bruno Galini (BA)
2 Alan Donato (PE) x Franklin Serpa (BA)
3 Bruno Rodrigues (PE) x Edvan Silva (CE)
4 Halley Batista (PE) x Marco Fernandez (BA)



VIA : Surfbahia

Nenhum comentário: