terça-feira, 23 de julho de 2013

Ilheense radicado em São Paulo, Jojó de Olivença vence no Guarujá.

Conhecido por sempre revelar novos valores para o Mundo, o Rip Curl Guarujaense teve como destaques na etapa inicial desta temporada dois surfistas mais experientes.

Um deles, bem conhecido e com muita vivência, o baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença, que não deu chances aos rivais na Master. Já na Open, quem levou a melhor foi Magno Pacheco, abrindo caminho para o bi campeonato da categoria.

A abertura do Circuito foi disputada nas ondas da praia do Pernambuco, em Guarujá, nestes sábado e domingo (20 e 21), em oito categorias.

Além de Jojó e Magno, comemoraram as vitórias, Guilherme Silva, na júnior; Vitor Mendes, na mirim; Eduardo Mota, na iniciante; Kauê Germano, na estreante; Adriano Lima, na longboard; e Kayane Reis, do Rio de Janeiro, na feminina.

Na Master, o bicampeão brasileiro Jojó de Olivença não deu chances para os adversários, garantindo a primeira colocação desde os primeiros minutos da bateria e finalizando com 15,10 pontos dos 20 possíveis.

“Estou sempre motivado, confiante, nunca subestimei meus adversários. Sabia que eram muito fortes, por isso estava muito focado. A vitória é um conjunto de fatores, sorte, ondas boas, competência. Felizmente eu consegui ir bem e vencer”, afirmou o campeão, de 46 anos, que também elogiou a competição. “É um campeonato ótimo. O nível técnico é alto e tem ótimos atletas”, enalteceu

Outro surfista multicampeão que também fez bonito foi Magno Pacheco, na Open. Ele começou sua bateria com um 8,5, com boas rasgadas e batidas. Logo em seguida, somou uma nota oito, rechaçando as chances adversarias e somando 16,5 dos 20 possíveis.

“Foi uma bateria muito difícil, com notas boas. Na primeira onda já consegui ir bem. E começar bem já dá uma boa vantagem, porque faz os adversários correrem atrás”, afirmou Magno, dono também de outros três títulos no Guarujaense: supercampeão 2006 (duelo entre os campeões de todas as categorias, menos estreante e feminina), Júnior e Mirim.

Se os mais experientes “mandaram bem”, os demais não ficaram para trás. Na Estreante, quem roubou a cena foi Kauê Germano. Apesar de começar atrás de Eduardo Mota, o vencedor mandou boas manobras, revezando entre batidas e rasgadas, para garantir 15,5 pontos dos 20 máximos.

“Conquistar duas etapas de duas competições diferentes em uma semana é sensacional. Estou feliz demais, nem sei o que falar. Ainda mais por ganhar no Guarujaense, que é muito importante”, ressaltou, se referindo à vitória também na categoria Estreante na primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, na última quarta-feira (17), em Santos.

Em seguida, quem caiu na água foi a categoria Iniciante. Após o segundo lugar na bateria anterior, Eduardo Mota comemorou o lugar mais alto do pódio. Seu conterrâneo Giovani Pontes largou na frente, com boas notas, mas logo foi ultrapassado pelo dono do título, que só administrou o resultado até o final da disputa, somando 11.23 pontos.

“Fiquei apavorado no começo. Mas depois acabei melhorando. Consegui encaixar boas batidas e outras manobras para ser o primeiro”, disse o bicampeão na categoria estreante e que busca seu primeiro troféu na Iniciante.

Outro grande destaque do segundo dia de competição na Praia de Pernambuco foi Vitor Mendes. Em uma bateria muito disputada na decisão da categoria Mirim, que teve Guilherme Silva e Herbert Moreno na liderança, respectivamente, o atual campeão do Circuito (e também campeão da iniciante) conseguiu realizar um ótimo aéreo, levando a nota 8,67, que se somou ao 7,33 já obtido, para chegar aos 16 pontos, e ficou com o título, muito comemorado.

“Foi complicado demais, vou comemorar muito. Disputei a última onda com dois adversários, que também queriam pegar, e acabei saindo vencedor. E ganhar em um campeonato como este é um grande orgulho”, ressaltou Vitor, que também conquistou, na mesma categoria, a primeira etapa do Paulista.

E se na Mirim Guilherme Silva ficou apenas com o terceiro lugar, na júnior ele resolveu não dar chance aos adversários. “Essa é minha primeira final no Guarujaense, então tem um gostinho especial. Só tenho a agradecer a Deus, ao meu pai, que sempre me apoia, e a todos que me dão força para buscar meu sonho”, comemorou.

Na Longboard (pranchões), a busca pelo troféu também foi acirrada. Jackson Lima, de Itanhaém, ficou com a liderança em grande parte da bateria, mas no fim o atual campeão do Circuito, Adriano Lima, conseguiu um cut back e uma rasgada para sagrar-se vitorioso da primeira etapa. “Veio aquela onda de esquerda, consegui encaixar as manobras e boas notas, em uma disputa muito difícil, com ótimos competidores”, falou o atual campeão da categoria.

Entre as garotas, uma velha conhecida dos guarujaenses e de outras competições voltou a se destacar. Atual campeã do Rip Curl Grom Search, e que disputará a etapa de Pro Bells, na Austrália, em 2014, a carioca Kayane Reis foi a primeira colocada neste domingo, marcando 12,33 pontos. “Foi difícil, porque estava sem muitas ondas no começo. Mas aproveitei uma boa, dei algumas batidas, fiz boas manobras, e felizmente saí com o troféu”, comemorou a surfista de 14 anos, atual campeã do Estadual do Rio de Janeiro.

A próxima do campeonato está marcada para os dias 24 e 25 de agosto, no Canto do Maluf, na praia de Pitangueiras, no Guarujá. Já a final do Circuito será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, na Praia do Tombo. Nesta etapa, também será disputado o título de “Supercampeão”, numa bateria especial, com os novos campeões municipais, valendo uma moto 0 km.

Além das disputas nas ondas, o Rip Curl Guarujaense de Surf realizou a sua função social. Em iniciativa em parceria com o Núcleo de Informação do Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá, foram distribuídas mudas de Palmeiras para serem replantadas. Além disso, os alimentos não perecíveis, doados pelos atletas no ato da inscrição, foram entregues à Associação dos Moradores do Bairro da Maré Mansa, de Guarujá.

Por Fabio Maradei
Via: surfbahia

Nenhum comentário: