quinta-feira, 18 de julho de 2013

ÁRBITROS DA UESC TÊM MAIS UMA ATUAÇÃO DESTACADA NO PANAMERICANO DE VILA VELHA-ES






Carlos Augusto







Os alunos do curso de Educação Física da Uesc e o Professor Alberto Kruschewsky, certificados como Oficiais Técnicos de Arbitragem pela União Internacional (ITU) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) atuaram neste final de semana no Campeonato Panamericano de Triathlon e Paratriathlon realizado em Vila Velha-ES. A prova, realizada em dois dias, contou com a participação de quase Trezentos atletas do Brasil e de outros países (EUA, Méx, Venezuela, Trinidad e Tobago, Equador, Canadá, Chile etc) e foi classificatória para o Mundial que acontece em Londres (15 de setembro). Só as equipes do Canadá e Estados Unidos trouxeram mais de 30 atletas para a prova.
Além de terem destacada atuação na arbitragem, os alunos da Uesc atuaram como “handlers” de paratriatletas, cuja função é auxiliar na área de transição, com a retirada do Wetsuit (roupa de borracha), fivela do capacete, próteses e outras ações que se fizerem necessárias. Além da certificação com árbitros, uma parceria do Colegiado de Educação Física com a CBtri, os alunos têm na Uesc a disciplina “Educação Física Especial” com a Professora Joslei, que também é presidente da SOBAMA (Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada), fizeram Curso de Paratriathon em Congresso Específico e ainda atuam em projetos com a atividade adaptada semanalmente na universidade.
Segundo Alberto Kruschewsky, que além de árbitro é atleta da modalidade, a Uesc vem dando todo o apoio para que seus alunos tenham acesso a uma formação ampliada e a oportunidade de se credenciar à participação na Olimpíada de 2016. “Estamos no caminho para colocar alguns árbitros no Triathlon e Paratriathlon em 2016 no Rio, e a sensibilidade da Reitoria possibilitou esta parceria com a CBtri. Fomos a Vila Velha com o ônibus da Uesc, hospedagem e alimentação dos alunos por conta da Confederação e Federação Capixaba. Os alunos já são conhecidos de atletas e diretores do Triathlon e Paratriathlon brasileiro e agora temos outra etapa, que é tentar uma parceria com o Curso de Lingua Estrangeira da Uesc que possibilite estender a capacitação dos nossos alunos com objetivo de atuação na Olimpíada”, disse Alberto.
 
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
Doutorando Universidade Federal de Santa Catarina/UESC
(36323956/99667204)


Nenhum comentário: