terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Fittipaldi e Lotus de novo, 45 anos depois






Carlos Augusto





Os nomes Lotus e Fittipaldi se unirão novamente em 2017. Quarenta e cinco anos após Emerson ser campeão mundial de F1 pela lendária marca, será a vez de seu neto Pietro correr com a famosa pintura preta e dourada. A jovem promessa brasileira acertou com o time para a próxima temporada da Fórmula V8 (ex-F-Renault), que volta a se chamar World Series. O contrato foi assinado na semana passada e o anúncio oficial será feito em janeiro. Pietro, que disputou o campeonato de 2016 pela Fortec, guiou a Lotus nos testes de pós-temporada e foi o mais rápido no penúltmo dia de atividades.

A Lotus pela qual Pietro correrá na Fórmula V8 compete com bandeira da República Tcheca. Por trás do time está a Charouz Racing System, uma estrutura criada em 1985 no país europeu. Inclusive, haverá uma festa de lançamento da equipe no fim do próximo mês. A companhia já teve equipe em diversas categorias, como A1 Grand Prix, F3000, Auto GP e FIA GT3 europeia. Em 2011, entrou na F-Renault 3.5. No ano seguinte, adquiriu o direito de usar o nome "Team Lotus". O brasileiro levará para equipe seus patrocinadores pessoais, Claro, Embratel e Baterias Moura.

Em 2016, o piloto de 20 anos defendeu a equipe Fortec em sua temporada de estreia na categoria, terminando em 10º, com 60 pontos o campeonato vencido pelo francês Tom Dilmann, da AVF. A mudança pode ser um passo à frente para Pietro, já que a Lotus terminou a temporada com o vice-campeonato entre as equipes, atrás apenas da Arden, enquanto a Fortec foi somente a quarta colocada.

Um dos nomes mais promissores da nova geração do automobilismo brasileiro, Pietro tem no currículo os títulos da MRF Challenge Formula 2000 (2015/16), Formula Renault inglesa (2014) e da categoria Limited Model da Nascar (2011). Em 2015, o jovem piloto disputou a temporada da F3 europeia, e terminou em 16º.

Não é só Pietro que correrá por uma tradicional marca no próximo ano. Seu irmão Enzo, de 15 anos, assinou com a Academia de Pilotos da Ferrari.

Fonte:Globo
Por: Felipe Siqueira

Nenhum comentário: