sábado, 31 de dezembro de 2016

Etíope fatura 92ª São Silvestre; Giovani dos Santos termina em quarto




Beat Reusser
O Brasil esteve vivo na briga pela vitória da 92ª da Corrida Internacional de São Silvestre, apesar de não a ter conseguido em 2016. O primeiro lugar ficou com o etíope Leul Aleme, que com consistência e tempo de 44 minutos e 52 segundos, conseguiu bater outros africanos e o brasileiro Giovani dos Santos, realizou prova de ótimo desempenho e terminou em quarto.

Giovani correu de igual para igual com Aleme na maior parte do percurso, e esteve vivo na disputa pela liderança em pelo menos dois terços da prova. Só na etapa final, o ritmo do etíope acabou se sobressaindo sobre o de Giovani, o que causou a abertura de distância entre os dois competidores.

O Brasil melhorou seu desempenho na prova masculina em relação a 2015, quando o próprio Giovani havia sido o melhor colocado, na quinta posição. A última vitória nacional da São Silvestre segue sendo a de Marílson Gomes dos Santos, em 2010.

1) Leul Aleme (Etiópia): 44m52
2) Dawit Admasu (Etiópia): 44m55
3) Stephen Kosgei (Quênia): 45m00
4) Giovani dos Santos (Brasil): 45m30
5) Willian Kibor (Quênia): 45m49


A prova feminina da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre não reservou surpresas em seu resultado final. Como previsto, a queniana Jemima Sumgong, tida como uma das favoritas para ser a vencedora da mais popular prova de corrida de rua do país, foi a vencedora da edição de 2016. 

O que acabou surpreendendo foi a facilidade com que a atleta triunfou. Extremamente dominante, Sumgong esteve na ponta logo que a competição começou, mas só no início foi acompanhada de perto: conseguiu abrir uma grande margem a partir da metade do percurso e se distanciou das concorrentes. No final, já não se via a segunda colocada perto da queniana, que ainda contabilizou tempo recorde da São Silvestre: 48 minutos e 35 segundos.

Jemima Sumgong – 48min35s
Flomena Cheyech Daniel – 49min15s
Eunice Cehbicii – 59min26s
Ymer Wude – 51min40s
Ester Chesang Kakuri – 51min45s

Nenhum comentário: