domingo, 4 de dezembro de 2016

Professor Nildo Ribeiro em momentos especiais






Carlos Augusto






O professor Nildo Ribeiro, desportista ilheense, com mais de 50 anos dedicados ao esporte, iniciando como atleta especialmente na modalidade de basquete conquistou vários títulos em campeonatos locais e Jogos Abertos com rápida passagem pelo Vitória de Salvador e um título no voleibol pelo Clube Star.

O mesmo participou ativamente e de maneira vitoriosa no futebol de campo como preparador físico, técnico e presidente do Flamengo F.C. somando títulos também nos gramados, inclusive o de único campeão do Torneio Ilhéus-Itabuna com participação de quatro clubes de cada cidade.

Depois de algum tempo dedicou-se de maneira especial a trabalhar na modalidade de vôlei formando vários atletas nos naipes masculino e feminino os quais serviram às seleções baianas em disputas de campeonatos brasileiros e copas norte-nordeste, além das seleções locais.

O professor Nildo soma às suas atuações, como técnico de várias seleções bahianas, o 5° lugar nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’S), disputado no Espírito Santo com participação de 27 estados; o 4° lugar no Brasileiro Mirim (14 anos) na cidade de Vassouras (RJ) com a participação de 12 estados e o título de Campeão Brasileiro de Voleibol Feminino infanto (2° divisão).

Na sua atuação fora das quatro linhas, como dirigente, no seu currículo podemos acrescentar os de, juntamente com outros desportistas, ter fundado a Liga Ilheense de Basquetebol  - LIB (1954), Liga Ilheense de Desporto de Quadra – LIDO (1971) e Liga Ilheense de Desporte Atlético – LIDA (1980), ocupando inclusive a posição de presidente, em épocas diferentes. Como diretor de Esportes do Município, promoveu diversas atividades esportivas, destacando-se as escolinhas de formação de atletas, torneios das categorias adulto, juvenil e mirim, com participação de outros estados, além de três campeonatos brasileiros e construção de quadras de esportes no bairros Sapetinga e Conquista.

Em 58, quando Presidente da LIB promoveu o primeiro jogo de futebol de salão (hoje futsal) em Ilhéus com a vinda da Associação Atlética da Bahia e, em 1960 na qualidade de Diretor de Esportes do Clube Social de Ilhéus, promoveu o primeiro campeonato dessa modalidade. 

Na área comunitária o Prof. Nildo foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação de moradores da Sapetinga – AMSA; Presidente da Associação de Melhoramentos do Banco da Vitória – AMBV e Presidente do Cruzeiro F.C. do mesmo bairro e exerceu o mandato de vereador por dois mandatos (na década de 70), quando seu exercício era sem vencimentos.

Em vista da não existência na cidade de um clube que invista no esporte, fundou em 1983, juntamente com um clube de atletas, a Associação Desportiva Ilhéus Cacau – ADIC, agremiação que participou de vários campeonatos em nível local e estadual conquistando títulos e encontrando-se em atividade até os dias atuais com a equipe de vôlei feminino.

Quando da passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Ilhéus o Prof. Nildo teve a honra de ser o seu primeiro condutor. A expectativa era muito grande da parte de moradores, visitantes, imprensa e desportistas que aguardavam ansiosos pelo início da celebração. Ao chegar no local do início do revezamento, com a tocha em mãos, Nildo foi recebido com emoção e vibração pelo público presente, que o cercou e procurou registrar aquele momento histórico através de fotos. Em entrevista a jornalistas o Prof. Nildo fez a seguinte declaração: “Dediquei grande parte da minha vida ao esporte, hoje, com 83 anos tenho a chance de fazer parte do Rio/2016. Estou emocionado e dedico este momento àqueles que lutaram comigo pelo esporte e que não estão mais aqui. Vou continuar trabalhando, apesar da falta de apoio do Governo”.

O Prof. Nildo fez o que sempre amou, esteve presente nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro acompanhado de filhos, netos e sobrinhos. 




























Fonte:Priscila Chéquer

Nenhum comentário: