sábado, 22 de novembro de 2008

Arbitragem no futebol brasileiro



Carlos Augusto Pedindo mudanças na arbitragem






Bem leitores do Blog Toque-Esportivo, no esporte de maior paixão nacional "FUTEBOL", estamos vendo que times são favorecidos por arbitragens e outras são prejudicadas, com isso a paixão nacional esta caindo no descrédito, porque já parece pré-estabelecido o campeão do brasileiram de cada ano, abrindo espaço para a migração a outros esportes como a F-1, Volei e o Futsal, o qual cresce no Brasil e no mundo.
tivemos partidas como VitóriaxGremio, VitóriaxSão Paulo, VitóriaxAtletico, IternacionalxSão Paulo, BotafogoxAtletico-MG., PalmeiraxSão Paulo, BotafogoxSão Paulo, e outros jogos que houve erros de arbitragem grotesco, onde interfiriram diretamente no resultado, prejudicando equipes que fizeram investimentos grandes para poder dar alegria aos seus torcedores e em apenas uma arbitragem tendênciosa ou não, o trabalho vai por agua a baixo.
Vamos voltar um pouco no tempo e ver que o problema é velho:
Onde o arbitro Armando Marques interfiriu no titulo paulista de 1973, no jogo entre SantosxPortuguesa.
O arbitro José Roberto Wright, no jogo entre Aletico-MG.xFlamengo pela Libertadores das Americas em 1981.
O arbitro Marcio Resende de freitas, no jogo SantosxBotafogo pelo brasileirão de 1995, na Vila Belmiro.
o Arbitro Aristeu Leonardo Tavares, na final da Copa do Brasil de 2002 entre BrasiliensexCorinthians.
O arbitro Edilson Pereira de Carvalho, em 2005, a maior fraude do futebol brasileiro, onde foram anulados 11 jogos que teve interferencia do Edilson, o qual foi banido do futebol.
A bandeirinha Ana Paula Oliveira, em 2007, foi a protagonista no jogo FigueirensexBotafogo pela semi-final da Copa do Brasil.
Poderiamos sitar varios erros de arbitragem, mas com tantos erros e muito pouca punição para os envolvidos.
O campeonato brasileiro vai ter mudanças para 2009 com series; A, B, C e D, e porque não fazer o mesmo com a arbitragem brasileira, dividindo também em series; A, B, C e D, e criar uma comissão e critérios de jugamentos por jogo, dando "X" de pontos pela atuação se for Otima, Boa ou Péssima, julgando nas parte disciplinares, fisicas e técnicas.
Os quatro arbitros que fizerem menos pontos seriam rebaixados da serie A para a B e assim por diante, e os quatro melhores de cada serie subiriam, e só o arbitro que se mantiver na serie A por três anos poderia aspirar ao quadro de arbitragem da FIFA.
Com isso não quer dizer que os erros não deixariam de acontecer, mas que diminuiria e tornaria o futebol mais justo.

*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus

Nenhum comentário: