quarta-feira, 12 de novembro de 2008

BAIANÃO 2009: TUDO PRONTO...






J. Hage - Narrador Esportivo








Amigos do Toque Esportivo, como relatamos ontem aqui neste espaço, o Campeonato Baiano do próximo ano já saiu do forno.
Ontem a Federação Baiana de Futebol, discutiu com os 12 clubes que farão o campeonato,a fórmula de disputa e outros assuntos ligados a competição.
Depois de horas reunidos, o presidente da FBF Sr.Ednaldo Rodrigues, colocou as duas propostas que a entidade preparou para termos um grande campeonato:
Fórmula número 01: O campeonato seria disputado em dois grupos de 06 equipes, com jogos entre sí, classificando-se 04 times de cada.
Fórmula de número 02: Um grupo, onde todos jogam entre sí, no sistema de ida e volta, classificando-se os quatro primeiros, para as semi-finais e ficando dois para a disputa do campeonato.
Depois de muita discursão, Bahia/Ipitanga/Vitória votaram pela fórmula de número 01, enquanto os outros clubes , a maioria optou pela dois, o turnão no sistema de pontos corridos.
Ficou também definido que o pior time, ou seja o último colocado, será rebaixado para segunda divisão de 2010, já o campeão e vice garantem vagas para a Copa do Brasil do mesmo ano.
Sobre a série D que a CBF criou para o próximo ano, o presidente Ednaldo disse que os dois melhores clubes colocados, logo após o campeão e vice, ou seja o terceiro e quarto no baianão vão disputar a série nacional com mais 38 clubes de todo o Brasil.
Os jogos pelo campeonato baiano aos domingos, serão as 16 horas, e no meio de semana as 20:30, e o preço do ingresso não poderá ser inferior a 10,00(dez reais).
Sinceramente este comentarista gosta mais da primeira proposta, mesmo pensamento de uma grande parte da imprensa da capital, pois a que foi aprovada é uma faca de dois gumes, se a dupla Ba/Vi disparar no início do campeonato, a competição perde a graça, mais com essa decisão dos clubes principalmente do interior, cabe agora a suas diretorias formarem bons times, para que esta possibilidade não venha acontecer, e assim possamos ter uma disputa acirrada até a final da competição, como aconteceu este ano, quando o Itabuna e Conquistra chegaram ao quadrangular juntamente com Bahia e Vitória.
Outro assunto que a Imprensa baiana não gostou,foi a união dos clubes do interior, no que diz respeito ao número de rebaixados, a FBF jogou na mesa uma proposta onde os dois últimos colocados cairiam para a segundona de 2010, a imprensa presente ao Conselho Técnico julgou que os clubes se uniram, pois não estão vendo por onde formarem boas equipes, e descendo dois times o perigo seria bem maior, o presidente Ednaldo também esperava por uma decisão diferente dos clubes, ele queria que dois fossem rebaixados e dois subiriam da segunda divisão de 2009, mas disse que o regime é democrático, e se os clubes quiseram assim, não tem porque ele não aceitar, eu também acho que se rebaixassem dois e subissem dois a motivação seria bem maior, mais clubes disputariam o acesso, teriamos mais jogos e consequentimente mais campo de emprego para jogadores e membros de equipes técnicas além da própria imprensa esportiva do interior, mas também aceito a decisão dos clubes, que olharam também os riscos que iriam correr.
Só nos resta desejar boa sorte ao Colo Colo, ao Itabuna e ao próprio campeonato pois ele sendo um grande evento, será bom para todos.
Só pra você ficar por dentro, o baianão de 2009,começa no dia 18 de Janeiro e cada equipe fará 22 jogos, na fase classificatória sem contar com o quardrangular, claro quem conseguir chegar.
Eu espero cantar muitos gols do tigrão, espero ver o Colo Colo brilhar de novo no cenário esportivo da Bahia, o mesmo desejo ao Dragão do sul, outro time simpático da nossa região.
Tigrão Tigrão Tigrão, se for pra emoção, me chama que eu vou com você.


J.Hage
Rádio Conquista Fm
De Segunda/Sexta 18hs
DRT-850








Nenhum comentário: