sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Fonte Nova e Pituaçu

Futebol sem palco, assim caminhamos rumo à Copa de 2014





Por: Saulo Rondinelli.
geoilheus@hotmail.com








A Bahia é um dos estados que está na briga para ser sede de jogos da Copa do Mundo de 2014. No entanto, ao que parece, é de conhecimento público que os estádios atuais de Salvador não estão nas condições ideais para receber jogos de grande porte, uma vez que nem a Fonte Nova, nem o Barradão fazem parte do projeto apresentado pelo Governo do Estado da Bahia à CBF. A intenção é construir a Arena da Bahia, com capacidade para 40 mil torcedores.

Bom, o que nos chama a atenção é que o baiano sempre foi um torcedor que tem no futebol um de seus maiores entretenimentos, e costuma frequentar os estádios, “empurrando” seus times em partidas disputadas, sejam elas de Série A, B ou C, dos Campeonatos Brasileiros. E se pensarmos na torcida do Esporte Clube Bahia, particularmente, perceberemos o motivo para o torcedor se sentir cada vez mais deslocado quando se diz que o seu time irá jogar “em casa”. Na verdade, por não possuir um estádio particular, o Bahia “testou” Camaçari (Estádio Armando Oliveira), e Feira de Santana (Estádio Alberto Oliveira, o “Jóia da Princesa”), e não conseguiu jogar com o seu maior reforço: a sua torcida.

O torcedor baiano se pergunta: Como estão as obras do Estádio de Pituaçu? Ou da “Arena da Bahia”, que Salvador pretende construir para abrigar os jogos do Mundial.


O estádio baiano teria capacidade para receber até 44.100 pessoas e custaria aproximadamente R$ 360 milhões, valor que seria bancado por uma parceria do Governo estadual com a iniciativa privada. Na verdade, me parece muito dinheiro para caber tão “pouca” gente (se compararmos as médias de público em partidas, consideradas como as maiores do Brasil). Bom, o fato é que imagens falam por si e, fotografias aéreas registradas no dia 12.10.2008 mostram a construção do novo estádio, que ainda não existe previsão (ao menos na teoria) para a sua conclusão e, a Fonte Nova ainda... INALTERADA!

Nenhum comentário: