domingo, 2 de novembro de 2008

Felipe ganha o GP do Brasil, mas o titulo fica com Lewis Hamilton



ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*



Foi realizado neste domingo dia 02 de novembro de 2008(dia de finados), às 15h. horário de Brasília, à 18ª etapa do mundial de formula-1, a ultima da temporada, o GP do Brasil, no circuito de Interlagos em São Paulo, com uma extensão de 4.309m., sendo percorrido a distância de 305.939km e a provo concluída com 71 voltas, com previsão de chuva, e choveu tanto antes da largada, que foi abortada, por 10 minutos e no final da prova que deu a verdadeira emoção da corrida.

O grid de Largada com o poli Felipe Massa, em 2º lugar Jarno Trulli, em 3º Kimi Raikkonen, em 4º Lewis Hamilton em 5º Fernando Alonso, os brasileiros Nelson Piquet e Rubens Barrichello largaram em 11º e 15º lugares respectivamente.


No pelotão da frente continuo como no grid, mas quando o pelotão de trás se afunilou na curva do “ S “, o piloto David Coulthard despediu-se melancolicamente da categoria ao rodar e tocar em Nico Rosberg e atrapalha o piloto Kazuki Nakajima que vinha de trás , mais na frente, Nelson Piquet rodou sozinho, e foi parar na proteção da curva do Sol, abandonando a prova junto com David Coulthard, provocando a entrada o Safety-Car(Carro de Segurança), que ficou na pista por quatro voltas, com a nova largada, as equipes fizeram suas táticas para a corrida já prevendo a chuva, todos os carros fizeram 2 pit-stop.

O piloto Felipe Massa foi perseguido o tempo todo por Vettel até o seu abastecimento voltando na 6ª colocação atrás de Lewis que já era o quinto, na seqüência, Massa em 1º, seguido de Alonso, Raikkonen, Glock, Hamilton que sofria a pressão de Vettel, na volta de nº 69 a duas voltas do final, veio a parte mais emocionante da corrida, a chuva intensificou, o retardatário Kubica ultrapassa Hamilton, aproveitando, Vettel também faz a ultrapassagem deixando Lewis em 6º lugar, com isso, Felipe Massa estava sendo campeão.

Lewis já não tinha mais chance nenhuma, sejamos sinceros. Entretanto, se tudo foi tão inacreditável, eis que Glock surge lentíssimo na curva da Junção. era a chuva que apertava, e Timo não tinha condições de se segurar na pista, pois era o unico piloto com pneus para pista seca, a 500m e 200m. , da chegada Lewis Hamilton faz a ultrapassagem e volta ao quinto lugar.


Resultado: o quinto lugar dos céus, em todos os sentidos, que consagrou Hamilton como o campeão mais jovem com 23 anos e 8 meses e 25 dias, e o primeiro piloto negro da história.


Nos pits, a família e os amigos de Felipe celebravam o milagre, até que alguém os avisou da realidade. Na McLaren, a tensão e o choro entalado na garganta transformaram-se na comemoração igualmente inesperada daquele micro-milagre, representada nos pulos saltitantes de Nicole Scherzinger, a namorada-cantadora do campeão.

Os alemães Vettel e Glock foram decisivos para Lewis e Massa, duas voltas do final, Vettel tirou o titulo de Lewis e deu a Massa, logo depois na curva da Junção, na ultima volta, Glock tirou o titulo de Massa e deu para Lewis.

Ficando assim o resultado do GP do Brasil:

1 º - Felipe Massa

2 º - Fernado Alonso

3 º - Kimi Raikkonen

4 º - Sebastien Vettel

5 º - Lewis Hamilton

6 º - Timo Glock

7 º - Heikke Kovalainen

8 º - Jarno Trulli

O brasileiro Rubens Barrichello ficou na 15ª colocação e Nelson Piquet abandonou a provo na primeira volta.

Ficando assim o mundial de pilotos e construtores:

Pilotos: Construtores:

1 º - Lewis Hamilton (ING) 98 Pts. 1 º - Ferrari - 172 Pts.

2 º - Felipe Massa (BRA) 97 Pts. 2 º - McLaren - 151 Pts.

3 º - K.Raikkonen (FIN) 75 Pts. 3 º - BMW - 135 Pts.

Valeu Massa, você fez a sua parte lutou até o final ganhando o GP do Brasil pela segunda vez, vamos partir para 2009 com cabeça erguida e que a Ferrari não erre tanto como erro neste ano prejudicado tanto você com o sue Companheiro o Raikkonen, que poderiam ta fazendo dobradinha, campeão e vice da temporada de 2008, para nós você é campeão.


*Carlos Augusto Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus





resultados da enquete

"Qual o piloto que vai ser o campeão da F-1 2008?"


Lewis Hamilton/10 votos(17 %)
Felipe Massa/46 votos(80 %)
Kimi Raikkonen/0 votos(0 %)
Robert Kubica/1 voto(3 %)

ganhador da enquete: Felipe Massa

ganhador do GP do Brasil: Felipe Massa

campeão da temporada da F-1 de 2008: Lewis Hamilton

Nenhum comentário: