segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Brasileirão 2008



FABRÍCIO CUNHA APRESENTE DE SEGUNDA A SEXTA AS 11HS DA MANHÃ, O PROGRAMA SHOW DE BOLA NA RADIO BAHIANA DE ILHÉUS AM 1310




Está chegando a hora do Brasil conhecer o seu mais novo campeão. E quanto mais se aproxima este momento de decisão do futebol nacional, menos times se colocam como concorrentes realmente ameaçadores para o reinado do São Paulo. Após os jogos da 35ª rodada do Brasileirão 2008, praticamente 3 equipes se mantém com chances matemáticas de ainda conquistar o troféu: o Tricolor Paulista, o Grêmio e o Flamengo.


Cruzeiro e Palmeiras ainda têm possibilidades, mas elas são muito pequenas restando apenas 3 rodadas para o final da competição.


A luta para escapar da zona de rebaixamento segue emocionante e muito tensa. Fluminense, Atlético Pr e Náutico se deram bem na rodada, venceram seus adversários e ganharam novo fôlego na disputa.


A briga pela taça e pela Libertadores também está acirrada, com a vitória sobre o Figueirense por 3 a 1 neste fim de semana com 2 gols de Borges e 1 de Hugo, o São Paulo está muito próximo de conquistar seu sexto troféu do Brasileirão. Segundo os matemáticos, as chances do time tricolor festejar mais uma vez o título nacional é de 65%. Para isso precisa continuar mantendo os bons resultados contra os três últimos adversários: Vasco (São Januário), Fluminense (Morumbi) e Goiás (Serra Dourada ou Itumbiara). A vaga na Libertadores é praticamente certa: 99% de chances de estar nela em 2009.

Ainda segundo os matemáticos, o Grêmio tem menos da metade do percentual do concorrente: 30%. Não bastaria apenas vencer todos os seus próximos adversários (Vitória, Ipatinga e Atlético-MG), mas também secar o São Paulo para que ele tropeçasse em campo, porém a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba neste Domingo(16) deu ainda mais motivação ao time, Theco e Héverton fizeram os gols do triunfo Gremista. Enquanto planeja uma possível conquista de título, um motivo o clube já tem para comemorar: a presença na Libertadores é praticamente certa (98%).
O Flamengo é outro que ainda pode estragar a festa do São Paulo, para isso precisa vencer seus 3 ultimos jogos( Cruzeiro no Mineirão, Goias no Maracanã e Atlético Paranaense na Arena da Baixada) e torcer por tropeços de São Paulo e Gremio, segundo os especialistas após a goleada por 5 a 2 sobre o Palmeiras no Maracanã com direito a 3 gols de Ibson o Flamengo agora tem 5% de chance de ser Campeão e 70% de conquistar vaga na libertadores.


Palmeiras e cruzeiro que perderam pelo mesmo placar no final de semana(5 a 2 ), tem remotos 1% de chance de conquistarem o título, porém as chances de conseguir vaga na libertadores são boas, 67 e 66% respectivamente.

Confira as chances de cada equipe:

Chances de título Libertadores Confrontos
São Paulo 70% 99% Vasco (f), Fluminense (c) e Goiás (f)
Grêmio 30% 97% Vitoria(f), Ipatinga (f) e Atlético-MG (c)
Flamengo 5% 70% Cruzeiro(f), Goiás (c) e Atlético-PR (f)
Cruzeiro 1% 67% Flamengo (c), Internacional (f) e Portuguesa (c)
Palmeiras 1% 66% Ipatinga (c), Vitória (f) e Botafogo (c)
FONTE: Análise baseado na mêdia de 3 Matemáticos consagrados no país.

Já na parte de Baixo da tabela, os resultados do fim de semana deixaram os torcedores de Atlético-PR e Santos um pouco mais aliviados do que os demais times que brigam contra o rebaixamento. Com vitórias apertadas sobre Vitória (2 a 1) e Internacional (1 a 0), respectivamente, estas equipes têm mais chances de permanecer em 2009 na elite do futebol. segundo os especialistas enquanto santistas tem apenas 1% de chances de cair de divisão, rubro-negros paranaenses tem 12%.

Fluminense e Náutico, que conquistaram boas vitórias contra Portuguesa (3 a 1) e Cruzeiro (5 a 2), vem logo em seguida com 26% de possibilidades de rebaixamento. A situação vai ficando cada vez mais desesperadora para os quatro últimos colocados. O Vasco, 17º colocado, tem 61% de chances de cair pela primeira para a Série B e para piorar enfrenta na próxima rodada o líder São Paulo. A Portuguesa, 18ª colocada, aparece logo em seguida com 83% de chances. Figueirense (93%) e Ipatinga (98%) estão à beira do abismo e um simples empurrão acaba com a participação destes times na elite do futebol.

Risco de rebaixamento Confrontos
Ipatinga 98% Palmeiras (c), Grêmio (c) e Fluminense (f)
Figueirense 93% Náutico (c), Botafogo (f) e Internacional (c)
Portuguesa 83% Goiás (c), Sport (c) e Cruzeiro (f)
Vasco 61% São Paulo (c), Coritiba (f) e Vitória (c)
Náutico 26% Figueirense(f), Atlético-PR (c) e Santos (f)
Fluminense 26% Internacional (f), São Paulo (f) e Ipatinga (c)
Atlético-PR 12% Botafogo (f), Náutico (f) e Flamengo (c)
Santos 1% Coritiba (f), Atlético-MG (f) e Náutico (c)

Nenhum comentário: