segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FEDERER É CAMPEÃO DO ATP WORLD TOUR FINALS





Hiêgo Aguiar






Quando eu afirmo que o suíço Roger Federer é o melhor tenistas de todos os tempos não é por acaso, ele nunca se cansa de conquistar título e quebrar grandes recordes.

Hoje ele enfrentou o francês Jo-Wilfried Tsonga na final do ATP Finals em sua 100ª final na carreira, venceu por 2 sets a 1 com parciais de 6/3, 6/7(6) e 6/3.

No confornto direto são 11 jogos com 8 vitórias de Federer e para lembrar eles jogaram por 3 domingos seguidos e 3 triúnfos do suíço, entre esses jogos foi a final do Masters 1000 de Paris.

Foi seu 70º título na carreira, Federer com relação a finais de torneios da ATP ele tem 70% de aproveitamento, realmente sensacional.

Federer é o recordista de títulos em torneios Grand Slams e com esse título ele se torna o maior vencedor do ATP Finals (antigo Tennis Masters Cup) com 6 títulos deixando para trás tenistas como Ivan Lendl, Pete Sampras, eles estavam empatados com 5 títulos.

Os títulos de Federer ocorreram em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011. Ele se tornou profissional em 1998 (13 anos como tenista profissonal) e com uma fortuna avaliada em quase US$ 70.000.000, dinheiro em premiação.


Até mais de 1 mês atrás falava-se que seria o pior ano de Federer no circuito mundial desde quando se tornou profissional, vimos um domínio quase total de Djokovic, um Nadal parecendo um touro valente.

Também não podemos esquecer que Federer a 5 anos seguidos nunca tinha terminado sem conquistar pelo menos um Grand Slam e a 8 sem 1 título, este ano ele foi à final de Roland Garros e perdeu para Nadal.

Porém quando se fala em Federer, o melhor de todos os tempos, não podemos prever nem afirmar nada sem ver o que vai acontecer no final. Ele planejou certinho seu final de temporada e quando pensávamos que ele estava adormecido, conquistou Basel, Paris e agora o ATP Finals.


Venceu os últimos 3 torneios disputados, emplacou 17 vitórias seguidas no circuito, desbancou de forma humilhante seu maior rival Nadal (uma das maiores rivalidades do tênis mundial) e ainda por cima retornou para a 3ª colocação do ranking (que tinha sido tomada por Murray).

"Este foi o melhor fim de ano da minha carreira. Consegui desta vez me segurar, foi diferente de outros jogos que deixei escapar. Acho que é uma questão mais mental. Depois de algumas derrotas que tive, me perguntei o que tinha feito de errado."

"Acho que agora não estou com dúvidas sobre meu tênis. O fato de ter jogando bem em Paris e Londres me dá confiança para 2012. Mas todos os outros tops estão muito bem e vai ser uma temporada dura, todos têm chance de ganhar os grandes torneios."

"Estou entusiasmado. Não dá para falar das Olimpíadas ainda, tem muito chão até lá e preciso ver como vou estar naquele momento. De qualquer forma, Londres tem se mostrado um grande lugar para mim."

"Estar em condições de lutar por novos títulos de Slam é muito bom. Na verdade o tênis de hoje está com grande qualidade, incluindo os top 10 ou até os top 20, são minhas metas." Concluiu Federer na entrevista coletiva!

Federer levará na bagagem US$ 1.630.000 e 1500 pontos no ranking já que foi campeão invicto. Tsonga não sai de mãos abanando, leva US$ 770.000 e cerca de 500 pontos.

Parabéns ao campeão Federer por está nos proporcionado muitas emoções e principalmente jogadas espetaculares e grandes jogos, com uma facilidade imensa de realizar lances sensacionais!

Detalhes da Final e dos tenistas:

(Clique nas imagens para melhor vizualização)
'

Nenhum comentário: