domingo, 20 de novembro de 2011

ESTÁ CHEGANDO A HORA DO TÃO ESPERADO - ATP WORLD TOUR FINALS





Hiêgo Aguiar






A temporada 2011 do tênis mundial já está acabando e para fechar com chave de ouro teremos o grande prazer de acompanhar o ATP World Tour Finals.

Para muitos e também em minha opinião este evento de gala é o 5 Grand Slam da temporada, pois é o de maior prestígio depois dos 4 Grand Slam do circuito masculino.

Torneio que é disputado entre os 8 tenistas mais bem rankeados tanto nas duplas quanto em simples. Antes este torneio era chamado de Tennis Masters Cup, mais de 2009 para cá foi adotado o nome atual.

Ele é disputado em 2 grupos com 4 jogadores (grupo A e B) e cada tenista joga contra os outros 3 do seu grupo. O diferencial é que quem perder nessa fase de grupos não é logo eliminado. O torneio é disputado em melhor de 3 sets.

Os dois melhores jogadores ou dupla de cada grupo se classificam para a semifinal e depois é claro para a final. Desde 2009 este torneio é disputado em Londres na Arena O2 em quadra dura e com capacidade para 17.500 pessoas.

Os maiores vencedores são 3 tenistas empatados e apenas um em atividade são eles: o tcheco Ivan Lendl, o americano Pete Sampras e o suíço Roger Federer. O nosso eterno Guga já foi campeão em 2000 vencendo Andre Agassi na final.

Os tenistas de simples que irão participar são:

Grupo A: Novak Djokovic, Andy Murray, David Ferrer e Tomas Berdych;
Grupo B: Rafael Nadal, Roger Federer (atual campeão), Jo-Wilfried Tsonga e Mardy Fish;

Dos tenistas em atividade ainda no circuito que levaram o título foi Roger Federer, Novak Djokovic, David Nalbandian, Nikolay Davydenko e Lleyton Hewitt.Curiosamente o espanhol Rafael Nadal nunca venceu.
'

Nenhum comentário: