segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NBA pode começa de 25/12/2011, presente de Natal.



Carlos Augusto



Quando ninguém mais esperava, mais uma reviravolta. Após 16 horas de negociações, os donos dos times da NBA e os representantes do sindicato dos jogadores chegaram nesta madrugada a um princípio de acordo que pode pôr fim ao locaute que já dura cinco meses. Com isso, o que já parecia impossível pode chegar como presente de Natal: a temporada seria salva e as partidas começariam no dia 25 de dezembro. Principal ponto de discussão, a divisão da receita da liga teria chegado a 50% para cada parte, segundo fontes ligadas à negociação. Até então, os times tinham 57%, e os atletas recebiam 43%.

O comissário da NBA, David Stern, esteve reunido com o diretor-executivo do sindicato, Billy Hunter, e com o presidente Derek Fisher em seus escritórios na cidade de Nova York. Ao fim das negociações, Stern se mostrou otimista quanto à possibilidade de haver a partir do Natal.

Segundo o comissário, caso os proprietários das equipes deem seu parecer favorável, o período de contratações e os treinamentos começariam no dia 9 de dezembro.

O sindicato dos jogadores se dissolveu no dia 14 de novembro e apresentou um processo antimonopólio contra a NBA, um ponto que deve ser resolvido pelos atletas antes de ratificar o acordo.

A temporada deveria ter começado no início de novembro, mas o impasse na negociação do acordo trabalhista adiou os jogos. Durante o locaute, os atletas ficam impedidos de usar as dependências das equipes, e os contratos ficam suspensos.

O campeonato vai de 25 de dezembro até 26 de abril. Dos 66 jogos programados, 48 serão dentro da conferência, enquanto que 18 confrontos colocarão frente a frente times de conferências diferentes.

E mais: equipes não visitarão todas as cidades da liga.

Por mês, dois jogos a mais do que normalmente acontecia. Além disso, em uma ocasião equipes farão três jogos seguidos, mas não mais do que em três oportunidades.

Finalmente: o tempo de descanso entre as fases dos playoffs será menor.


Fonte:Globo/IG/ESPN dos EUA
Foto:Agência Getty Images

Nenhum comentário: