terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rogério Ceni o símbolo do São Paulo.

Chico de Andrade
Geógrafo, escritor, professor

e cientista político.



Rogério Ceni é merecedor desse artigo. Ele não é apenas o goleiro do São Paulo. Ceni representa, na atualidade, um exemplo para toda a nação brasileira. Mais que isso, na verdade: Rogério é um destaque em todo o planeta. Ele é a personificação de tudo o que se espera de um atleta: Determinação, competência, disciplina e até uma pitada de altruísmo, uma vez que sempre prioriza a coletividade em detrimento de seus desejos pessoais.

O goleiro, que se tornou o maior símbolo da torcida do tricolor paulista em todo o Brasil, sempre foi humilde. No inicio de sua carreira, foi reserva do goleiro Zetti, e aceitou pacificamente a decisão do mestre Telê Santana de não permitir que ele cobrasse faltas. Com o passar do tempo, se tornou titular do são Paulo, um dos melhores atletas do mundo, goleiro artilheiro, campeão do brasileirão, da libertadores,do campeonato paulista, do mundial de clubes e da copa do mundo de 2002 com a seleção. Rogério hoje vai encerrando aos poucos sua carreira, com a mesma tolerância e dignidade que marcou sua trajetória. Cumpriu seus objetivos, é símbolo de uma gigantesca torcida e prepara humildemente o goleiro que vai sucede-lo no São Paulo.

Como se vê, o goleiro deve se transformar em um eterno ícone do futebol mundial, e ser lembrado para sempre por uma só característica: Genialidade, nos campos e na vida.

Nenhum comentário: