segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O ESPORTE ILHEENSE ESTÁ MAIS TRISTE!

Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
Atividade Física e Nutrição (CESUPI)
Superintendente de ESportes de Ilhéus-Ba




A notícia veiculada na imprensa após a morte ocorrida em Olivença, na madrugada de domingo, foi a seguinte: “O comerciário Alex Conceição, funcionário da Silva Calçados de Ilhéus, morreu após ser baleado na noite deste sábado, 10, em Olivença, zona sul ilheense. O crime aconteceu logo após o rapaz sair da festa do Trivela, realizada no espaço Batuba Beach”.

Acontece, que a notícia traz muito pouco da trajetória de Alex Conceição! Embora não tenha convivido intimamente com Alex, acompanhei sua trajetória como atleta, desde os Jogos Estudantis de Ilhéus, onde infelizmente sempre atuava como meu adversário, até os juniores do Colo-Colo de Futebol de Regatas.

Alex Conceição nasceu com o dom dos grandes goleiros. Poderia hoje seguramente estar atuando em uma grande equipe do Brasil, mas em futebol as oportunidades são raras e por vezes pouco aproveitadas. Ele passou por equipes de base, até em outros estados, mas continuou em Ilhéus. Aqui nos brindava com atuações no esporte amador e trabalhava, como aconteceu no Hotel Aldeia da Praia, onde o encontrei diversas vezes.

No futsal, além de goleiro de grande agilidade, possuía um chute potente, que desarmava qualquer esquema adversário. No futebol de campo o porte físico ideal trazia outras qualidades, imprescindíveis aos grandes atletas de sua posição, como técnica apurada, coragem e confiança em si mesmo. Atualmente atuava como goleiro da equipe da Conquista no “Copão” do Malhado. O Copão teve a rodada de finais adiada, de forma acertada, após a morte do atleta.

Alguém pode até dizer: - O Alex que conheci no esporte era temperamental, brigão! Era sim, mas isso não diminui a capacidade do atleta, muito pelo contrário. O espírito guerreiro, até com doses de agressividade e ousadia, formam um quadro inerente aos grandes campeões, desde que seja devidamente gerenciado por treinadores e atletas. A passividade definitivamente não combina com o esporte vencedor. Obviamente que, no caso de Alex, talvez a passividade, no último momento, tivesse significado a chance de continuar vivendo!

Mas, quis o destino que Alex fosse retirado do nosso convívio. Ainda assim é importante que essa retirada não caia no anonimato. Perdemos um grande nome do nosso esporte. Isso é fato! Esse grande não se mede em conquistas, mas por tudo que Alex representou e viveu em quadras e campos dessa cidade, ajudando a iluminar o nosso dia a dia. Com todo o respeito aos comerciários, mas foi baleado no último domingo, de forma covarde, brutal, o atleta Alex Conceição, representante do esporte ilheense. Uma perda que, sem dúvida, vai deixar saudades!

Nenhum comentário: