O Esporte Clube Bahia foi fundado em 1º de janeiro de 1931 por atletas de dois clubes, a Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis. No mesmo ano o Tricolor mostrou que seria um clube vencedor e conquistou os títulos do Torneio Início e do Campeonato Baiano, dando início ao que seria uma das agremiações mais tradicionais do Nordeste do país. O escudo foi inspirado no Corinthians, mas ao invés da bandeira paulista entrou, obviamente, a bandeira da Bahia. Com isto, o dono de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Bahia completou 80 anos neste dia 1º de janeiro de 2011.
O Bahia e sua torcida entrou 2011 como Bi-campeões brasileiros, pois, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o Bahia como campeão brasileiro de 1959. Com isso, o Esquadrão de Aço é o primeiro campeão brasileiro da história, se tornando o único time bicampeão brasileiro na região Nordeste.
Em 1959, o tricolor venceu o Santos na final em três jogos. A primeira partida aconteceu no Estádio da Vila Belmiro e o Esquadrão venceu por 3 a 2. No segundo jogo, na Fonte Nova, o Peixe ganhou por 2 a 0.
O último confronto aconteceu no Estádio do Maracanã, com o Bahia vencendo por 3 a 1 e sagrando-se o primeiro campeão da Taça Brasil. Os gols do triunfo foram marcados por Vicente, Léo e Alencar. Coutinho descontou para o Santos.
Confira a campanha do Bahia na Taça Brasil de 1959:
Primeira fase:
CSA 0x5 Bahia
Bahia 2 x 0 CSA
Segunda fase:
Ceará 0x0 Bahia
Bahia 2 x 2 Ceará
Bahia 2 x 1 Ceará
Quartas-de-finais:
Bahia 3 x 2 Sport
Sport 6x0 Bahia
Sport 0x 2 Bahia
Semifinais:
Vasco 0x1 Bahia
Bahia 1x2 Vasco
Bahia 1x0 Vasco
Final:
Santos 2x3 Bahia
Bahia 0x2 Santos
Bahia 3x1 Santos
Ficha da finalíssima: 03/03/1960
Bahia 3x1 Santos
Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Frederico Lopes (RJ)
Auxiliares: Wilson Lopes de Souza (RJ) e Ailton Vieira de Moraes (RJ).
Gols: Coutinho aos 27 e Vicente aos 37 minutos do primeiro tempo Léo aos 47 segundos e Alencar aos 31 minutos do segundo.
BAHIA: Nadinho, Leone, Henrique, Vicente e Beto Flávio e Bombeiro Marito, Alencar, Léo e Biriba.
Técnico: Geninho.
Técnico: Lula.
Fonte:esporteclubebahia e futebolinterior
Nenhum comentário:
Postar um comentário