domingo, 24 de abril de 2011

Brasil, hoje terra do voleibol.



Carlos Auguto




Bem leitores do Toque-Esportivo, depois de assistir neste domingo, dia 24/04, a decisão da Superliga de Vôlei Masculino de 2010/2011, entre o Cruzeiro e o Sesi no Ginásio do Mineirinho, o qual estava lotado, o Sesi São Paulo tornou-se campeão ganhando por 3sets a 1, e fique muito impressionado com a evolução do nosso vôlei, onde a condições de se formar duas ou três seleções brasileiras que represente o Brasil muito bem em qualquer campeonato no mundo. Com jogadores como Wallace, Serginho, Vini, Murilo, Thiago Alves, Wallace Souza, Williams, Acácio, Giba, Leandro Vissotto, Bruno e muito mais, uma bela dor de cabaça para o técnico Bernadinho.

O Voleibol surgiu em 09 de fevereiro de 1895 por William George Morgan, então Diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, de Holyoke. Massachusetts-USA. O qual tinha o objetivo de criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões, como havia no basquete.

O nome original da nova modalidade esportiva, por motivos não conhecidos, era MINONETTE, e com o crescimento do esporte passou a se chamar volleyball, sendo introduzido no Brasil por volta dos anos de 1916/1917, também pela Associação Cristã de Moços de São Paulo, do mesmo modo que aconteceu à quase totalidade dos países que o praticam.

Nos anos 80, com a chamada Geração de Prata, William (levantador), Bernard Rajzman, criador do saque Jornada nas Estrelas, Xandó, Renan, Badalhoca, Montanaro, Bernardinho, Amauri e outros, o vôlei brasileiro começou a obter resultados importantes, como a medalha de prata das Olimpíadas de Los Angeles, o Campeonato Sul-Americano de 1983. Esses resultados, aliados a investimentos de marketing e formação de base, melhoraram sensivelmente o nível do voleibol nacional, ficando o voleibol mais popular no Brasil.

Hoje a Seleção Brasileira de volei masculina já conseguiu todos os títulos de campeonatos existentes no mundo. Conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, a sua segunda medalha de ouro. No início do século XXI, a seleção se tornou hegemônica, ganhando 16 de 20 torneios disputados e indo ao pódio mais 4 vezes.

Em julho de 2010 a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquistou o eneacampeonato da Liga Mundial da FIVB (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), tornando-se a seleção nacional mais bem-sucedida da história do campeonato. Ainda em 2010, a seleção brasileira conquitou o tricampeonato mundial de forma consecutiva. Atualmente ocupa o primeiro lugar geral do ranking da FIVB. Nas categorias de base (Sub-19 e Sub-21 - Júnior & Youth) ocupa o terceiro lugar geral do ranking da FIVB (164 pontos em 15 de janeiro de 2010).

A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino é considerada uma das seleções mais fortes do planeta.
É por isso que hoje a terra do Voleibol no mundo é o Brasil.

Nenhum comentário: