quinta-feira, 21 de abril de 2011

C. Ronaldo marca na prorrogação, Real vence o Barça e é campeão da Copa do Rei

 
Pablo Brandão

O segundo episódio da maratona de clássicos entre Real Madrid e Barcelona disponibilizou um título nacional.

Após empatarem em 1 a 1 pelo Campeonato Espanhol, no qual o Barça já é praticamente campeão, as alegrias foram para o time de branco. O Real viu a estrela de Cristiano Ronaldo brilhar na prorrogação, com um gol de cabeça, dando aos Merengues a vitória por 1 a 0, e, consequentemente, a conquista da Copa do Rei da Espanha 2010/11. O triunfo acabou com a seca de títulos para o clube da capital (de três anos) e é o primeiro após as contratações de CR7 e Kaká.

Como de costume, o clássico foi muito quente e difícil para o árbitro. Alberto Undiano aplicou três cartões amarelos para o Barcelona (Pedro, Messi e Adriano) e cinco para o Real Madrid (Pepe, Adebayor, Di María, expulso com dois cartões, e Xabi Alonso).
O primeiro tempo foi dominado pelo time de Mourinho, que com uma cabeçada de Pepe na trave, trouxe o lance mais perigoso até então. Na jogada, inclusive, o ídolo Cristiano Ronaldo deu um belo passe de ombro para Özil fazer o cruzamento.

Já o segundo tempo foi 90% Barcelona. Incrível como a equipe de Guardiola tomou conta da partida nessa etapa, conseguindo até balançar as redes em lance impedido. Messi deu um passe ótimo para Pedro chutar cruzado no gol de Casillas. Para felicidade do bandeirinha, o jogador realmente estava em posição irregular. Os meias Xavi e Iniesta não fizeram um bom jogo, assim como David Villa. O zagueiro Puyol ainda desfalca o time, o que fez Mascherano atuar como defensor ao lado de Piqué.

Com o zero a zero no placar, o dérbi foi para a prorrogação. A partir daí o confronto ficou lá e cá, até que aos 12 minutos do tempo extra, o brasileiro Marcelo fez o famoso "1, 2" com Di María, e o argentino, quase na linha de fundo, cruzou para a área, onde Cristiano Ronaldo subiu mais que o brasuca Adriano, e cabeceou para marcar o gol do título sobre o goleiro Pinto. O português provou mais uma vez que não amarela em jogos grandes, já alcançando uma vantagem sobre Lionel Messi, principal concorrente ao prêmio de Melhor do Mundo de 2011. Os dois craques estão com números incríveis na temporada, disparados os dois melhores da atualidade na minha opinião.

Na Copa do Rei, o Real eliminou o Levante nas oitavas, o Atlético de Madri nas quartas e o Sevilla nas semis, até chegar à final no estádio Mestalla, em Valência. Essa foi a décima oitava vez que os Merengues levantaram a taça do torneio na história. A última oportunidade foi em 1992/93.
Depois de muita comemoração, o time de Kaká, que ficou no banco a partida toda, tem que voltar a pensar no rival Barcelona. Os gigantes espanhóis se enfrentarão novamente na próxima quarta-feira, pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, no Santiago Bernabéu.



fotos: afp, ap
vídeo: esporte interativo

Nenhum comentário: