domingo, 31 de maio de 2015

Na Stock Car – Daniel Serra e Júlio Campos vencem na rodada de Curitiba






Carlos Augusto






A despeito de problemas de freio desde a primeira volta da primeira prova em Curitiba e graças a duas boas largadas, Átila Abreu conquistou mais um top10 na Stock Car. Mas o 16º e o sexto lugar na corrida 2 foram resultados bem aquém do desejado na quarta etapa, que teve suas duas corridas disputadas neste domingo (31). Oitavo colocado no grid, o piloto paulista da Mobil Super Racing levou o Chevrolet # 51 à 16ª posição na primeira corrida da programação, sexta da temporada, e ficou em sexto lugar na prova final. As vitórias foram conquistadas pelo paulista Daniel Serra e pelo paranaense Júlio Campos, novo líder do campeonato.

“O freio me atrapalhou desde o começo da etapa. Consegui fazer largadas muito boas e ganhei posições, mas logo em seguida o freio começou a bloquear e ficou muito difícil brigar por posições ou defender posição”, lamentou o piloto. “O desequilíbrio era grande, eu sequer conseguia acionar o pedal do freio com a força da pilotagem habitual, tinha que frear de uma forma mais leve. Foi um domingo muito difícil”, definiu o piloto, que chegou a Curitiba como 15º colocado na classificação do campeonato e terminou a etapa como nono colocado. “Olhando assim, pelos números, até que é bom, mas era para ter sido bem melhor. Não tivemos performance e temos que melhorar muito para Santa Cruz do Sul”, disse.

Na largada, um incidente envolvendo Valdeno Brito, Max Wilson, Ricardo Maurício, Allam Khodair, Felipe Lapenna e Fábio Fogaça provocou a intervenção do safety car. Átila vinha ganhando posições e chegou a contornar a primeira curva em quinto lugar e era sexto no complemento da primeira volta. A relargada foi autorizada depois de duas voltas de neutralização, quando o piloto do Chevrolet #51 foi superado por Antonio Pizzonia e caiu para sétimo.

A tentativa de reação de Átila esbarrava na dificuldade que o piloto enfrentava com os freios, sobretudo na aproximação para a curva do Pinheirinho. Ainda assim, recuperou o sexto lugar no complemento da quinta volta, quando ultrapassou Cacá Bueno pela linha externa da reta dos boxes – o revide do carioca aconteceu na volta seguinte. O piloto da Mobil Super Racing perdeu posições para Raphael Matos na volta número 10, para Júlio Campos na volta 12 e Valdeno Brito na volta 13.

Átila Abreu era o décimo colocado na 15ª volta, quando integrou o grupo dos primeiros pilotos que tomaram o caminho dos boxes para o pit stop obrigatório de reabastecimento e troca de pneus. Encerrados os pit stops, ele ocupava a 12ª posição. Na 21ª volta, ao fim da reta dos boxes, tomou a linha interna do traçado na tentativa de ultrapassar Luciano Burti, que tomou a primeira curva provocando um toque lateral – os dois saíram da pista e o prejuízo maior foi de Átila, que acabou perdendo posição para Diego Nunes. Na volta 24, Denis Navarro e Gabriel Casagrande também ultrapassaram o Chevrolet número 51, que ainda perderia posição para Felipe Fraga nas voltas finais.

Largando em 16º, Átila teve outro bom início de corrida na segunda prova da etapa, completando a primeira volta em décimo lugar. Herdou mais uma posição na volta seguinte com o pit stop de Antonio Pizzonia, que integrava o primeiro pelotão, e perdeu duas posições nas duas voltas seguintes, ultrapassado por Gabriel Casagrande e por Ricardo Maurício. Casagrande rodou ao fim da reta dos boxes na 12ª volta, numa tentativa de ultrapassagem, e o piloto da Mobil Super Racing herdou sua posição, voltando a figurar no grupo dos dez primeiros colocados.

As ultrapassagens sobre Valdeno Brito e Ricardo Maurício, na 13ª e na 14ª volta elevaram o piloto de Sorocaba ao oitavo lugar na corrida. Na 16ª ele passou a ser sétimo, beneficiado pelo abandono de corrida de Rafa Matos, que ocupava a vice-liderança. Na 17ª, foi Thiago Camilo quem enfrentou problemas e tomou o caminho dos boxes, elevando Átila ao sexto lugar. A quinta posição veio na penúltima volta, com a parada de Galid Osman nos boxes. Contudo, o piloto perdeu ritmo na última volta, com o combustível do Chevrolet #51 terminando, e acabou em sexto lugar. “Daria para ter beliscado o pódio se não tivesse acabado o combustível”, lamentou o sorocabano.

Apesar da jornada atribulada, Átila agora entrou no top10 na classificação. O atual vice-campeão da Stock Car foi a 35 pontos e é nono colocado.

A temporada de 2015 da Stock Car terá sequência no dia 28 de junho, com a rodada dupla da quinta etapa no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

Os resultados (sujeitos a verificações técnica e desportiva):
Daniel Serra vence a primeira em Curitiba

1ª corrida:

01 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – 35 voltas em 49:44.527
02 – Marcos Gomes – Voxx Racing Team – Peugeot – a 0.528
03 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 9.239
04 – Antonio Pizzonia – Prati-Donaduzzi – Peugeot – a 10.959
05 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 16.033
06 – Rafa Matos – Schin Racing Team – Peugeot – a 16.732
07 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 18.397
08 – Júlio Campos – Prati-Donaduzzi – Peugeot – a 19.052
09 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – Chevrolet – a 28.068
10 – Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – a 28.968
11 – Diego Nunes – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 29.055
12 – Luciano Burti – RZ Motorsport – Chevrolet – a 36.435
13 – Gabriel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – a 37.119
14 – Denis Navarro – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 37.708
15 – Felipe Fraga – Voxx Racing Team – Peugeot – a 38.205
16 – Átila Abreu – AMG Motorsport – Chevrolet – a 41.635
17 – Popó Bueno – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 44.055
18 – Cesar Ramos – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 45.790
19 – Rafael Suzuki – RZ Motorsport – Chevrolet – a 59.384
20 – Bia Figueiredo – União Química Racing – Peugeot – a 1:03.749
21 – Raphael Abbate – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1 volta
22 – Sergio Jimenez – C2 Team – Chevrolet – a 3 voltas
23 – Tuka Rocha – União Química Racing – Peugeot – a 5 voltas
24 – Ricardo Zonta – Shell Racing – Chevrolet – a 9 voltas
25 – Lucas Foresti – AMG Motorsport – Chevrolet – a 24 voltas
26 – Fábio Fogaça – Hot Car Competições – Chevrolet – a 27 voltas
27 – Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet – a 29 voltas
28 – Victor Genz – Boettger Competições – Peugeot – a 33 voltas
29 – Allam Khodair – Full Time Sports – Chevrolet – a 33 voltas

Pódio da corrida 2 em Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr./Medley)

2ª Corrida:

01 – Júlio Campos – Prati-Donaduzzi – Peugeot – 20 voltas em 27:07.566
02 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – Chevrolet – a 0.725
03 – Popó Bueno – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 18.654
04 – Lucas Foresti – AMG Motorsport – Chevrolet – a 19.800
05 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 19.860
06 – Átila Abreu – AMG Motorsport – Chevrolet – a 25.434
07 – Cesar Ramos – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 25.762
08 – Raphael Abbate – Hot Car Competições – Chevrolet – a 26.423
09 – Tuka Rocha – União Química Racing – Peugeot – a 27.103
10 – Bia Figueiredo – União Química Racing – Peugeot – a 36.007
11 – Antonio Pizzonia – Prati-Donaduzzi – Peugeot – a 36.412
12 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 39.366
13 – Felipe Fraga – Voxx Racing Team – Peugeot – a 40.767
14 – Marcos Gomes – Voxx Racing Team – Peugeot – a 42.249
15 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 53.494
16 – Luciano Burti – RZ Motorsport – Chevrolet – a 1:18.380
17 – Diego Nunes – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 volta
18 – Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – a 1 volta
19 – Denis Navarro – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 volta
20 – Rafa Matos – Schin Racing Team – Peugeot – a 3 voltas
21 – Allam Khodair – Full Time Sports – Chevrolet – a 4 voltas
22 – Rafael Suzuki – RZ Motorsport – Chevrolet – a 4 voltas
23 – Gabriel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – a 5 voltas
24 – Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet – a 6 voltas
25 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 10 voltas
26 – Fábio Fogaça – Hot Car Competições – Chevrolet – a 16 voltas
27 – Ricardo Zonta – Shell Racing – Chevrolet – a 18 voltas

Campeonato:

01 – Júlio Campos – 87
02 – Cacá Bueno – 86
03 – Marcos Gomes – 77
04 – Rubens Barrichello – 76
05 – Daniel Serra e Thiago Camilo – 60
07 – Antonio Pizzonia e Allam Khodair – 41
09 – Sergio Jimenez – 38
10 – Átila Abreu,Diego Nunes e Galid Osman – 35
13 – Max Wilson – 33
14 – Felipe Fraga – 30
15 – Tuka Rocha – 29
16 – Vitor Genz e Ricardo Mauricio – 27
18 – Valdeno Brito 26
19 – Raphael Matos – 24
20 – Luciano Burti 23
21 – Gabriel Casagrande e Popó Bueno – 20
23 – Denis Navarro e Felipe Lapenna – 18
25 – Rafael Suzuki – 18
26 – Ricardo Zonta – 15
27 – Lucas Foresti – 12
28 – Cesar Ramos – 11
29 – Raphael Abbate 10
30 – Bia Figueiredo – 9

Fonte:www.autoracing.com.br
Fotos:www.stockcar.com.br

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