domingo, 31 de janeiro de 2016

No NBB 2015/2016, na 19ª rodada - Basquete Cearense bate Liga Sorocabana, ganha pela 6ª vez seguida e crava sua maior sequência de vitórias na história do NBB






Carlos Augusto





O Solar Cearense está vivendo um momento histórico. No Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), a equipe do técnico Alberto Bial levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, neste sábado, pelo placar de 88 a 65, conquistou sua sexta vitória consecutiva e estabeleceu sua maior série invicta em toda a história do NBB. Além disso, os nordestinos se mantiveram na cola do G-4 após mais este resultado positivo.

Com vitórias sobre EC Pinheiros, Banrisul/Caxias do Sul Basquete, Universo/Vitória, São José Basketball, Paulistano/Corpore e agora Liga Sorocabana em sequência, o Basquete Cearense registrou sua maior série invicta na história, que até então havia sido alcançada em sua primeira temporada no NBB, em 2012/2013, quando ganhou de Suzano, São José, Mogi, Minas e Vila Velha de maneira consecutiva.

O cara da histórica vitória do Basquete Cearense foi Davi Rossetto. Principal articulador das jogadas da equipe, o armador teve grande atuação no Ginásio Paulo Sarasate e deixou a quadra com um duplo-duplo de 16 pontos e 12 assistências. Com mais quatro rebotes e um roubo de bola, Davi totalizou 25 de valorização e foi o atleta mais eficiente da partida.

Ao conquistar seu sexto triunfo de maneira ininterrupta, o esquadrão da capital cearense chegou ao seu 11º resultado positivo em 17 partidas (64,7% de aproveitamento) e agora está a uma vitória do quarto colocado Paulistano/Corpore, que tem 12 êxitos no mesmo número de jogos. Já a Liga Sorocabana perdeu a chance de entrar na zona de classificação aos playoffs e está na 13ª colocação, com cinco vitórias em 18 jogos (27,7% de aproveitamento).

Nem mesmo uma onda de virose foi capaz de parar o embalo do Basquete Cearense. Desde a última semana, dez atletas do elenco da equipe nordestina foram atingidos pela doença, e alguns deles, inclusive, entraram em quadra bastante debilitados, caso do ala Audrei. O norte-americano Rashaun é dono do pior quadro e nem sequer ficou no banco de reservas.

O terceiro quarto definiu a vitória do Basquete Cearense. Amplamente superior na defesa, o time comandado por Alberto Bial foi ampliando sua vantagem pouco a pouco até chegar à casa dos 19 pontos (64 a 45). No total, os donos da casa venceram a terceira parcial por 23 a 13 e a partir daí deixaram seu histórico resultado positivo muito bem encaminhado.

Outro destaque do Basquete Cearense foi o pivô Tiagão, que não errou um arremesso sequer e terminou o duelo com 15 pontos em 15 tentados (100% de aproveitamento). Além disso, o jogador pegou três rebotes e somou 18 de eficiência.

Além de Davi e Tiagão, outros três atletas da equipe da casa ultrapassaram a marca dos dez pontos na partida: Duda Machado e Felipe Ribeiro, com 13 pontos, e Marcus Toledo, que marcou 11 pontos e apanhou sete rebotes.

O forte jogo coletivo do Basquete Cearense pode ser visto através dos números. Nas assistências, foram 23, contra apenas 12 dos sorocabanos. Das 23 servidas da equipe anfitriã, 12 viera de seu armador, Davi Rossetto.

Pelo lado da Liga Sorocabana, os destaques ficaram por conta do ala/armador Neto, responsável por 16 pontos e três assistências, e dos pivôs Renato Scholz e Lupa, ambos com 12 tentos.

Depois de uma sequência de dois jogos em Fortaleza, o Solar Cearense iniciará uma série de cinco partidas fora de casa, começando nesta sexta-feira (05/02), contra o Decisão Engenharia/Minas, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 19h30 (de Brasília). Um dia antes, quinta-feira (03/02), a Liga Sorocabana enfrentará o Macaé Basquete, também como visitante, no Ginásio Juquinha, às 19h30.

Confira o resultados deste sábado, dia 30/01, no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:



Fonte:Liga Nacional de Basquete
Fotos:LC Moreira/Divulgação

Nenhum comentário: