domingo, 27 de fevereiro de 2011

Brasil conquista terceira colocação no Mundialito Feminino de Triathlon Rápido







Macaco do Triathlon






Sul Africanas fazem a festa em Niteroi - RJ


A África do Sul foi a grande vencedora do Mundialito Feminino de Triathlon Rápido, disputado neste domingo, em Niterói, no Rio de Janeiro, sob um calor de 34 graus. Liderada por Carlyn Fischer, atual campeã africana de Triatlo Rápido, a equipe somou 109 pontos, seguido pelo Canadá, composto por Tenille Hoogland e pelas irmãs Rachael e Gabrielle Edwards, que marcou 96 pontos. O Brasil, representado por Carolina Galvão, Carolina Furriela e Fernanda Garcia, ficou com 92 pontos, terminando na terceira posição. Itália (65 pontos), Argentina (41 pontos) e Espanha completaram a classificação final.

Na primeira bateria, o time canadense saiu dos 250m de natação na frente, mas a sul-africana Carlyn Fischer assumiu a liderança logo em seguida, no início da etapa de ciclismo, e abriu vantagem para as demais competidoras. Com uma boa frente em relação às demais após as seis voltas sobre a bicicleta, a sul-africana iniciou com tranquilidade a etapa de corrida, que encerrava a primeira bateria. Logo em seguida, duas canadenses e duas brasileiras fechavam o segundo pelotão.

Nas duas voltas de 600m cada, a sul-africana se manteve à frente, mas sua companheira de equipe, Rosalyn Laurens, desmaiou na transição para a corrida, tendo de ser atendida pelos médicos. No fim da primeira bateria, Carlyn Fischer chegou em primeiro lugar com o tempo de 15m16s, seguida por sua compatriota Tayla Glover. Duas canadenses chegaram em terceiro e quarto lugares. Carolina Galvão foi a melhor brasileira, chegando em quinto lugar, e tendo que ser amparada logo após a chegada, devido ao cansaço.

O Canadá terminou a bateria na liderança, com 38 pontos, seguido pela África do Sul, com 34, e pelo Brasil, com 28 pontos. Itália e Argentina fecharam a lista, com 21 e 11 pontos, respectivamente.

A segunda bateria começou com apenas duas sul-africanas na disputa, já que Rosalyn Laurens foi obrigada a desistir da prova após sentir-se mal na transição do ciclismo para a corrida. A brasileira Carolina Galvão foi a primeira a deixar a água após os 250m de natação, saindo na frente para o ciclismo, sendo seguida pela sul-africana Carlyn Fischer, que venceu a primeira bateria.

A sul-africana foi mais rápida na transição para a corrida, e ultrapassou a brasileira no início da prova de corrida. Melhor preparada fisicamente, Fischer resistiu bem ao calor e não teve dificuldades para abrir vantagem para Carolina Galvão e vencer também a segunda bateria com o tempo de 15m30s. Carolina Galvão foi a segunda colocada, seguida por Tenille Hoogland, do Canadá. As brasileiras Carolina Furriela e Fernanda Garcia chegaram em sexto e décimo-primeiro, respectivamente.

Ao fim da segunda bateria, o Canadá se manteve na liderança, com 68 pontos, seguido pela África do Sul, com 65. O Brasil se manteve em terceiro, com 61 pontos ganhos. A Itália somou 44 pontos, e a Argentina somou 27 pontos em duas baterias.

Na terceira e última bateria, as italianas Daniela Chmet e Marta Gaiardelli chegaram nas duas primeiras posições, seguidas por Carlyn Fischer, que rapidamente assumiu a primeira posição nos primeiros metros do ciclismo, após uma transição muitorápida. As brasileiras se mantinham na sexta, sétima e oitava posições no início da segunda prova da bateria. A duas voltasdo fim do ciclismo, a canadense Tenille Hoogland surpreendeu e ultrapassou Carlyn Fischer. As duas passaram a travar um duelo particular pela liderança da bateria. A sul-africana recuperou a liderança antes da transição para a corrida, saindo na frente para a última prova da competição.

Com muita concentração e demonstrando não estar sentindo o desgaste do calor e da exigência física da disputa, Carlyn Fischer venceu a terceira bateria, a exemplo das duas anteriores, com o tempo de 15m33s. A sua distância para Tenille Hoogland - que terminou em segundo lugar - era tão grande, que ela tinha disposição e tranquilidade para dar força às suas companheiras, que vinham mais atrás, e até para agradecer os aplausos do público que acompanhava a prova.

Rosalyn Laurens, que desmaiou na primeira bateria, chegou em terceiro lugar, ajudando sua equipe a conquistar o título por equipes.

- Estou muito cansada, mas também bastante feliz por vencer as três baterias. Agradeço muito o apoio dos brasileiros. A vibração foi muito interessante. Espero voltar em 2012 - disse Carlyn Fischer após a prova.

Nenhum comentário: