quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

No Basquete Feminino - Após os cortes de Damiris e Nádia por lesão, Barbosa convoca Erika e Karina






Carlos Augusto






A fratura por estresse na tíbia da perna esquerda de Damiris Dantas não foi a única baixa da seleção brasileira de basquete feminino para o evento-teste do Rio 2016, de 15 a 17 de janeiro. Além da pivô da WNBA, considerada uma das maiores joias da nova geração, outra atleta que atua na mesma posição na liga americana de basquete também irá desfalcar o time: Nádia Colhado, do Sampaio Corrêa (MA), com edema ósseo no joelho direito. O técnico Antonio Carlos Barbosa convocou, nesta quarta-feira, as pivôs Érika de Souza (Adana Aski SC, Turquia) e Karina Jacob (Sampaio) para o lugar das jogadoras que se recuperam de lesões e não terão condições de disputar a competição.

Erika, que defende as cores do Chicago Sky pela WNBA, é considerada uma das melhores pivôs do mundo na atualidade e não havia aparecido na primeira convocação da seleção brasileira. Em meio à ameaça de boicote da seleção, ainda não se sabe ao certo quais jogadores irão se apresentar. Apenas o Sampaio liberou as atletas. Caso o colegiado mantenha o movimento e proíba as suas atletas de defenderem o Brasil, o treinador irá convocar as que atuam no Maranhão ou pelo Presidente Venceslau. 

Erika marca caribenha naturalizada espanhola Sancho Lyttle, que foi sua parceira na WNBA (Foto: Divulgação/FIBA)


- Mais uma vez, a Érika se colocou à disposição para defender o Brasil, assim como outras atletas. Mas é importante ressaltar que ela já renunciou de outras oportunidades em jogar no exterior para jogar pela seleção brasileira. A Érika sempre demonstrou responsabilidade e amor pelo seu país. Para mim, a presença dela é sempre motivo de orgulho,  já que sua primeira participação na equipe adulta foi comigo na Copa América de 2001 - comentou Barbosa.

- A Karina Jacob é uma atleta experiente e vinha sendo convocada pelo Zanon (ex-técnico da seleção brasileira). Esse ano participou da Copa América de Edmonton e dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ambas competições no Canadá - completou o treinador.

O evento-teste será disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estarão presentes as seleções femininas do Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela. As brasileiras e as australianas estão classificadas para as Olimpíadas, enquanto as argentinas e as venezuelanas terão disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial da FIBA, no mês de junho de 2016. O torneio irá distribuir as últimas cinco vagas para 2016.

A apresentação da seleção brasileira foi marcada para a próxima quarta-feira (6), às 12h (de Brasília), em um hotel no bairro de Indianápolis, São Paulo (SP). A equipe verde e amarela irá treinar em tempo integral, até o dia 11, no Esporte Clube Sírio, na capital paulista. Em seguida, o grupo segue para os treinos no Rio de Janeiro, onde fará alguns jogos-treino. A CBB confirmou a realização de dois amistosos contra Argentina (12) e Austrália (13).

Fonte:Globoesporte
Foto:Divulgação/FIBA

Nenhum comentário: