domingo, 27 de dezembro de 2015

O que esperar do UFC em 2016? Confira lutas marcadas e outros destaques






Carlos Augusto






O UFC encerrou suas atividades em 2015 com a disputa do cinturão dos leves entre Rafael dos Anjos e Donald Cerrone no último dia 19 e viu o brasileiro nocautear o norte-americano ainda no primeiro round. Mas para quem gosta do esporte, calma, não precisa se desesperar. Logo no segundo dia de 2016, o octógono mais famoso do mundo verá Robbie Lawer realizar a segunda defesa do título dos meio-médios, diante do conterrâneo Carlos Condit.

Esse será só o primeiro evento de um ano que promete ser muito agitado, por isso, o iG Esporte reuniu abaixo quais as expectativas para o Ultimate no ano que se inicia daqui a quatro dias, com as lutas já marcadas, possíveis retornos e potenciais destaques.

Buda Mendes/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Com 24 anos, Thomas Almeida venceu todas as 20 lutas como profissional de MMA

Com apenas 24 anos, o paulistano Thomas Almeida acumula 20 vitórias em um cartel perfeito no MMA. Profissional há quatro anos, Thominhas estreou em novembro de 2014 no UFC, na categoria dos galos, com uma vitória sobre Tim Gorman por decisão unânime dos juízes e com direito a prêmio de ‘luta da noite’. Seu segundo embate foi em abril deste ano, diante do haitiano Yves Jabouin e a vitória veio no primeiro round, com um nocaute por socos.

Em julho, Thomas encarou o inglês Brad Pickett e no segundo assalto o nocauteou após aplicar uma joelhada voadora. Seu último compromisso do ano foi em casa. Com o Ginásio do Ibirapuera lotado, o jovem não deu chances para o norte-americano Anthony Birchak e o nocauteou com uma sequência de socos no primeiro round. Suas últimas três vitórias lhe renderam o prêmio de ‘performance da noite’. Sexto colocado no ranking dos galos, Thomas tem tudo para disputar o título já em 2016, pertencente a TJ Dillashaw.

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Charles 'do bronx' Oliveira tem tudo para 
estar entre os melhores dos penas em 2016
Outro brasileiro que pode aparecer bem em 2016 é Charles ‘do Bronx’ Oliveira. Com 26 anos, o paulista já lutou 27 vezes como profissional, sendo 15 no Ultimate, na categoria peso-pena. Após estrear em 2010 com vitória sobre Darren Elkins e ganhar o prêmio de finalização da noite, do Bronx venceu sua segunda luta, mas depois acumulou três lutas sem triunfar e iniciou sua boa sequência só em 2014.

Contra Andy Ogle, Charles ganhou o prêmio de ‘performance da noite’ após finalizar o inglês no terceiro round com um triângulo. Em junho daquele ano, o brasileiro finalizou com um triângulo de mão o japonês Hatsu Hioki no segundo round e novamente ganhou o prêmio de ‘performance da noite’. Em dezembro, venceu o norte-americano Jeremy Stephens por decisão unânime dos juízes.

Já em 2015, em maio, Charles finalizou Nik Lentz com uma guilhotina no terceiro assalto, que lhe rendeu os prêmios de ‘luta e performance da noite’. Em agosto, porém, uma micro ruptura no esôfago fez com que sua sequência de vitórias fosse quebrada com um nocaute para Max Holloway. Recuperado, do Bronx voltou no último evento do ano contra Myles Jury e o finalizou com uma guilhotina em pé ainda no primeiro round. Na sétima colocação dos penas, ele espera conseguir uma nova série de vitórias para lutar pelo cinturão, que pertence a Conor McGregor, em breve.

Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Aljamain Sterling tem 12 vitórias em 12 lutas no MMA
Com 26 anos, o norte-americano Aljamain Sterling, ex-campeão dos galos no CFFC, não sabe o que é perder em quatro anos como profissional. Sua estreia no UFC se deu em fevereiro de 2014 diante de Cody Gibson e a vitória veio por decisão unânime dos juízes. Em julho do mesmo ano derrotou o brasileiro Hugo Viana com um nocaute por socos no terceiro round. Sua primeira luta de 2015 foi em abril, contra Takeya Mizugaki e no terceiro round Sterling o finalizou com um katagatame. Em dezembro, diante de Johnny Eduardo, o lutador chegou à sua quarta vitória no Ultimate após aplicar uma guilhotina e finalizá-lo.

Com quatro vitórias em quatro lutas na organização, Aljamain assumiu a quinta colocação da categoria até 61kg e, se manter o mesmo ritmo, deve lutar pelo título em breve.

Rafael Assunção, brasileiro de 33 anos e quarto colocado no ranking dos galos, estreou no UFC em 2011 com uma derrota para Erik Koch, mas de lá pra cá, em sete lutas, foram sete vitórias. Em 2015, porém, o pernambucano não entrou no octógono. Vale lembrar que ele já venceu, em outubro de 2013, o atual campeão da categoria, TJ Dillashaw.

Com 14 lutas no UFC e apenas três derrotas, o norte-americano Max Holloway ocupa a quarta colocação dos penas e não sabe o que é perder há oito lutas. Em 2015, foram quatro lutas, sendo duas vitórias por decisão dos juízes, uma finalização e um nocaute. Atrás apenas de nomes já renomados da categoria, Holloway deve lutar pelo topo em breve.

O russo de 27 anos, Khabib Nurmagomedov, nunca perdeu como profissional de MMA. No UFC são seis vitórias, a última delas, entretanto, no longínquo abril de 2014, contra o atual campeão dos leves, Rafael dos Anjos. De qualquer forma, vale a pena ficar de olho no atleta.

De volta

Anderson Silva venceu pela última vez em 2012, no Rio de Janeiro(EFE)
2016 deve proporcionar ainda o retorno de nomes renomados da organização, como Jon Jones e Anderson Silva, ex-campeões dos meio-pesados e dos médios, respectivamente.



Confirmado recentemente pelo UFC, o brasileiro será o primeiro a voltar. Após ser punido pelo uso de anabolizantes e ansiolíticas proibidos antes da luta contra Nick Diaz, em janeiro, muito se falou que o ex-dono do cinturão da categoria até 84kg se aposentaria, mas dia 27 de fevereiro de 2016, em Londres, o paulista de 40 anos irá enfrentar o inglês Michael Bisping, atual sétimo colocado no ranking.

Após ter lutado no primeiro evento de 2015, diante de Daniel Cormier e vencer por unanimidade, Jon Jones provocou um acidente de trânsito em abril e fugiu do local sem prestar socorro, por isso, foi punido pelo UFC e perdeu o cinturão, que era seu desde 2011.

Steve Marcus/Getty Images
Jon Jones deve voltar contra Daniel Cormier para disputar o título dos meio-pesados


O tempo da punição ao atleta de 28 anos era indeterminado, mas em outubro, o Ultimate o reintegrou ao grupo de lutadores. Desde então, muito se especulou sobre sua volta, que deve realmente acontecer em 2016, contra o atual campeão, Daniel Cormier.

Eventos confirmados

O primeiro evento do ano será em Las Vegas, dia 2, entre o campeão dos meio-médios Robbie Lawler e Carlos Condit. Lawer ganhou o título em dezembro de 2014 e o defendeu uma vez, diante de Rory MacDonald. Com 33 anos, o norte-americano já fez 37 lutas como profissional, venceu 26, perdeu dez e outra terminou sem resultado. Mais quatro lutas completam o card principal, são elas: Stipe Miocic x Andrei Arlovski, pelos pesados, Lorenz Larkin x Albert Tumenov, pelos meio-médios, Diego Brandão x Brian Ortega, pelos penas e Abel Trujillo x Tony Sims, pelos leves.

Getty Images
TJ Dillashaw defenderá o cinturão dos galos contra Dominick Cruz
No dia 17 de janeiro, o campeão dos galos TJ Dillashaw fará sua terceira defesa de cinturão. O adversário será Dominick Cruz, ex-campeão da categoria e atual número um do ranking. O duelo acontecerá em Boston, nos Estados Unidos e será o segundo card do UFC do ano. Outras três lutas completam o card principal. Anthony Pettis x Eddie Alvarez, pelos leves, Travis Browne x Matt Mitrione, pelos pesados e Dennis Bermudez x Maximo Blanco, pelos penas.

Janeiro ainda verá mais um evento do Ultimate, mas desta vez não valerá o cinturão. Dia 30, em New Jersey, o segundo colocado dos meio-pesados Anthony Johnson enfrenta Ryan Bader, quarto colocado. O card ainda não está fechado completamente, mas entre as lutas confirmadas estão: Josh Barnett x Ben Rothwell, pelos pesados, Tarec Saffiedine x Jake Ellenberger, pelos meio-médios e Olivier Aubi-Mercier x Carlos Diego Ferreira, pelos leves.

Fabricio Werdum
O terceiro cinturão colocado em jogo em 2016 será o de Fabrício Werdum, campeão dos pesados. O brasileiro enfrentará Cain Velasquez, em Las Vegas, dia 6 de fevereiro. Werdum unificou o título da categoria justamente contra o norte-americano, em junho e fará a primeira defesa, enquanto Velasquez tentará recuperar o cinturão que foi dele durante três anos. O card ainda não está completo, mas já se sabe que na mesma noite terão os seguintes duelos: Johny Hendricks x Stephen Thompson, pelos meio-médios, Roy Nelson x Jared Rosholt, pelos pesados e Ovince St-Preux x Rafael Feijão, pelos meio-pesados.

Dia 21 de fevereiro, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, o brasileiro Roan Jucão enfrentará Derek Brunson, pelo UFC Fight Night 82, em duelo válido pelo peso-médio. As outras lutas já confirmadas da noite são: Cody Garbrandt x John Lineker, pelos galos, Sarah Moras x Lauren Murphy, pelos galos, Daniel Sarafian x Sam Alvey, pelos meio-médios e Brandon Thatch x Siyar Bahadurzada, pelos médios.

Silva e Bisping
Londres verá, em 27 de fevereiro, um duelo que não vale cinturão, mas que é tão grande quanto. Anderson Silva retornará ao octógono diante do inglês Michael Bisping, na ‘The O2 Arena’. A última vez que o brasileiro esteve na capital inglesa foi em 2006, quando defendeu o cinturão peso-médio do Cage Rage. Sem vencer oficialmente desde 2012, o Spider, mesmo aos 40 anos, tentará provar que pode lutar em alto nível e brigar novamente pelo título, que hoje é de Luke Rockhold. O card completo do UFC Fight Night 83 ainda não foi fechado.

Outros três eventos foram anunciados antecipadamente, mas sem lutas confirmadas. O primeiro será o UFC 197, no Rio de Janeiro, dia 5 de março, o segundo, em Brisbane, na Austrália, no dia 19 do mesmo mês e o último, UFC 200, em julho, na cidade de Las Vegas. Especula-se que Ronda Rousey deve ter a aguardada revanche contra a campeã dos galos, Holly Holm, neste dia.

Fonte:esporte.ig.com.br/lutas
Fotos:Diversos

Nenhum comentário: