domingo, 20 de dezembro de 2015

No NBB 2015/2016, na 13ª rodada - Vitória conta com grande atuação de Calvo no último quarto, vence duelo dos caçulas contra o Caxias e conquista 5º triunfo






Carlos Augusto





O duelo entre os dois estreantes da atual temporada do NBB teve o Universo/Vitória como vencedor. Na manhã deste domingo, atuando em casa, o time baiano levou a melhor sobre o Banrisul/Caxias Basquete, pelo placar de 74 a 65, e venceu o primeiro confronto entre as equipes na história do maior campeonato de basquete do país.

Herói do triunfo do Vitória sobre Franca na última rodada, o ala espanhol Álvaro Calvo voltou a ser o protagonista da equipe nordestina. Com uma grande atuação nos dez minutos finais, o jogador marcou expressivos 16 pontos na última parcial e comandou a virada dos baianos. No total, o “gringo” registrou 25 pontos e ainda garantiu sete rebotes.

Depois de ver os rivais terem melhor rendimento no terceiro quarto e assumirem a liderança (48 a 45), o Vitória não se intimidou e dominou completamente as ações no período final. Com um ataque bastante produtivo, liderado por Calvo, a equipe do técnico Régis Marrelli não deu chances aos gaúchos, venceu a parcial por 29 a 17 e garantiu o segundo resultado positivo seguido na competição nacional.

Este foi o quinto triunfo do clube rubro-negro, o segundo consecutivo, em 12 partidas realizadas e a equipe segue na zona de classificação aos playoffs, no 11º lugar. Já o Caxias segue na 14ª posição, agora com um total de três resultados positivos em 12 jogos.

Com o desfalque de seu compatriota Kojo Mensah, com problemas físicos, o norte-americano Jason Smith teve que desempenhar uma função diferente do que está acostumado e ficou em quadra praticamente o tempo todo (39 minutos e 44 segundos). Mesmo assim, o jogador teve grande desempenho e somou 13 pontos e sete assistências.

O Vitória dominou os rebotes e assegurou 31 sobras, sendo nove delas ofensivas. Além disso, os baianos tiveram um grande aproveitamento de 81,8% nos lances livres (18 acertos em 22 tentativas), contra 33,3% dos gaúchos (três acertos em nove tentativas).

Com 15 pontos, o ala/armador Betinho foi o cestinha do Caxias na partida. Outros três atletas tiveram bons rendimentos pelo time visitantes, os armadores Gustavinho (11 pontos e quatro assistências) e Vinícius Gobor (11 pontos e nenhum arremesso errado), e o ala/pivô Diego (dez pontos e sete rebotes).

Na última rodada antes da pausa para as festas de final de ano, o Vitória atuará mais uma vez em casa e receberá o EC Pinheiros, na próxima terça-feira. Na mesma data, o Caxias irá até Fortaleza para enfrentar o Solar Cearense.

Confira os resultados deste domingo, dia 20/12, no NBB:



Veja como esta a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:



Fonte:Liga Nacional de Basquete 
Fotos:Francisco Galvão/EC Vitória

Nenhum comentário: