domingo, 20 de dezembro de 2015

Noruega arrasa a Holanda e leva o Mundial de Handebol feminino




Beat Reusser
Com muita eficácia ofensiva no primeiro tempo e uma atuação excepcional da goleira Kari Grimsbo, a Noruega sagrou-se campeã do Mundial de Handebol feminino ao derrotar a Holanda por 31 a 23 na final da competição que se realizou na Dinamarca. Com isso, o país retoma a hegemonia no esporte, já que é o atual bicampeão olímpico, vencera a competição em 2011 e havia perdido o Mundial de 2013 para o Brasil. Foi a terceira conquista norueguesa em 22 edições do Mundial (também ganhou em 1999). A Rússia é a maior vencedora, com sete canecos.

O baixo rendimento da Holanda nas finalizações (acertou apenas 32% da tentativas) acabou sendo determinante para a vitória norueguesa, que fez um primeiro tempo excelente e foi para o intervalo com 20 a 9 no placar. Na etapa final, a Noruega diminuiu a pressão e chegou a deixar a veloz equipe da Holanda encostar (a diferença chegou a cair para três gols).

Porém, muito mais tranquilas e com o tempo a seu favor, as norueguesas - que só perderam para a Rússia na estreia - conseguiram manter distância e, assim, levaram o título de uma forma até tranquila em comparação aos jogos dramáticos contra Montenegro (26 a 25 nas quartas) e Romênia (35 a 33 nas semifinais).

O Brasil caiu nas oitavas de final para a Romênia (que terminou em terceiro lugar ao fazer 31 a 22 na Polônia). A próxima edição do Mundial ocorrerá em 2017 na Alemanha.

Nenhum comentário: