quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GOL CONTRA DE RENATO.


Chico Andrade é Geógrafo,
escritor, Professor e
cientista político.




Em tempos onde o esporte ocupa lugar de destaque na agenda da sociedade global, especialmente na sociedade brasileira, em função da proximidade da copa do mundo de futebol de 2014 e das olimpíadas de 2016, mega eventos cuja sede será o nosso amado país, as prefeituras, Brasil afora, tem demonstrado um esforço tão gigantesco quanto hercúleo para fomentar a prática de esportes, principalmente entre os jovens.

Ilhéus, cidade que reconhecidamente possui uma juventude comprometida com o esporte e um estilo de vida saudável, possui, ao menos teoricamente, enormes possibilidades de se consolidar enquanto potencia esportiva da Bahia, projeto que foi impulsionado, há algum tempo, pela chegada do competente Beto Krushewsk a superintendência de esportes da prefeitura. Em Ilhéus, muito embora a nomeação de Beto tenha sido motivo de orgulho para a população, até hoje não se entende os motivos pelos quais a superintendência de esportes do município ainda não foi convertida em secretaria, e a prefeitura ainda não nomeou Beto Krushewsk para o exercício da função. O que representa algo obvio para a sociedade, parece ainda não ter chamado a atenção das autoridades, que terminam por carbonizar os sonhos de milhares de jovens atletas ilheenses. Contudo, além de refletir sobre a eventual criação de uma secretaria de esportes para a cidade, pretendo aqui fazer uma denuncia: O esporte de Ilhéus sofreu um verdadeiro atentado durante a realização dos jogos do interior.

Durante a manhã de hoje, fui procurado por duas jovens atletas do futsal feminino de Ilhéus, e a conversa que tive com as duas atletas foi tão revoltante quanto reveladora. As duas jogadoras fizeram denuncias que atingem diretamente Renato Peixoto, segundo as atletas popularmente conhecido como “Renato Barão”. Logicamente, vou discorrer aqui sobre as denuncias que me foram relatadas, deixando o espaço aberto para que o senhor Renato se defenda caso se julgue prejudicado ou discorde do que foi dito pelas duas jogadoras de futsal.


Segundo elas, ao chegar à cidade de Simões Filho, que sediou os jogos do interior, os atletas descobriram que Renato Peixoto não havia informado ao superintendente Beto Krushewsk que havia a necessidade de realização de exames médicos por parte dos atletas, o que foi motivo de desespero para a delegação ilheense. O mais grave da denuncia, entretanto, é que, de acordo com as jovens, isso foi feito de forma proposital por Renato Peixoto, o “Barão”. Renato pretendia que os atletas de Ilhéus não participassem dos jogos e perdessem por WO. Ao lado de Renato na arquitetura dessa ação maligna, estavam integrantes da superintendência de esportes que pretendiam destruir a imagem de Beto Krushewsk.

As atletas ouviram um homem ao lado de Renato Peixoto falar ao telefone: “não se preocupe. Agora vamos tirar esse Beto daí, e Renato será o superintendente, e talvez vire secretário.” O fato, como os leitores podem verificar, constitui um absurdo. Na ocasião, Alisson Mendonça e Beto Krushewsk, desesperados, procuraram um medicou que aceitou realizar os eletrocardiogramas e os demais exames em todos os atletas de Ilhéus. As garotas do futsal,assim como os atletas do vôlei masculino, porém, que jogariam mais cedo, perderam as partidas por WO.


Sinceramente, como cidadão expresso a minha indignação, e como cientista político e colunista de diversos blogs da cidade me senti no dever de denunciar. Caso o relato das atletas constitua a verdade do que ocorreu em Simões Filho, Newton Lima terá a obrigação de tomar providências. Não bastassem os diversos e inexplicáveis fatos que entristecem a população, agora o esporte da cidade está sofrendo um boicote em função dos interesses pessoais de Renato Peixoto?
A História de Beto Krushewsk é admirável, e sua passagem pela superintendência de esportes, até aqui, só trouxe boas noticias. Beto implantou o único núcleo paraolímpico em funcionamento no interior da Bahia, oportunizando a deficientes praticar, no ginásio de esportes, diversas modalidades em cadeiras de roda oficiais. Implantou, nesse núcleo, times de futsal para cegos, e, em parceria com a CBV, trouxe para a cidade o projeto viva vôlei.

A competência e o dinamismo do superintendente possibilitaram a Ilhéus se tornar sede de importantes eventos esportivos como o Triátlon, o rali trans Bahia e o Ecomotion, trazendo corridas e aventura para a cidade. Apesar dos pesares, Renato Peixoto quer provocar a saída de Beto Krushewsk para transformar a superintendência de esportes em um palco para seus devaneios e para a realização de seus próprios interesses. Até quando a sociedade terá que vivenciar tais absurdos? Como podemos perceber, Renato marcou um fantasmagórico e indesejável gol contra os interesses da sociedade.

5 comentários:

Anônimo disse...

uma vergonha é vc postar um comentario falso desses,o verdadeiro incentivador que luta pelo esporte é o renato peixoto, essas acusaçoes sao infundadas e mentirosas, o superintendente de esportes alberto, so gosta de evento de gente rica, ano passado queria interferir, nao realizar o ilheus fitness pq é o evento de povao, graças a renato barao aconteceu esse evento e outras coisas mais, cuidado vcs publicando o que nao sabe .

Luiza disse...

Depois de ler um artigo tão esclarecedor, fiquei surpresa com o teor do comentário de RC 10 que tb assina: "anônimo"!?1? Ninguém é obrigado a concordar com a nossa opinião, mas devemos todos entender que toda forma de debate deve existir desde que o nível seja elevado. Alberto é bastante íntegro e preparado e certamente convive bem com as pessoas que pensam diferente. É um educador, porque não dizer Mestre nesta arte, portanto, assim como sabe se expressar, sabe ouvir. Ilhéus precisa disto!! Alberto Kruschewsky, voce é um cara especial, iluminado, responsável e comprometido com os interesses da nossa cidade, seja em que esfera for. Merece, como tem, o apoio da maioria!!! Parabéns Alberto por seu trabalho e contribuição, seja como superintendente de esportes, educador ou como cidadão Ilheense!!!! E jamais esqueça o significado daquele ditado árabe que diz: “...os cães ladram e a caravana passa...”

roger disse...

NOSSSA QUANTA POLEMICA P POUCA COISA, E O ESPORTE DE ILHEUS FICA NESSA BRIGA ENTRE FUNCIONARIOS DE UMA MESMA SECRETARIA, GRANDE ALBERTO,GRANDE RENATO.UNS COMENTARIOS FALANDO BEM DE UM,OUTRO FORÇANDO A BARRA DE UMA AUTO PROMOÇAO BARATA,ENDEUZANDO OUTRO.ATE PARECE AUTO-PROMOÇAO, ESTRANHO ISSO, SERÁ MESMO QUE MERECEMOS OS 2, SERA QUE ILHEUS PRECISA DESSA BRIGA INTERNA, BETO VC NAO É O BAM BAM BAM DAS LUIZAS DA VIDA, PEDE P SAIR, VAI SER MAIS EDUCADOR VC NEM PRECISA DISSO, E RENATO PEDE P SAIR VAI CUIDAR DA SUA POLITICA,DA SUA ESCOLINHA.POLITICA É FOGO VIU, OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA MESMO.

renato peixoto disse...

DIREITO DE RESPOSTA
Caro Cientista Político, depois da nossa conversa de ontem, onde mostrei e provei através de documentos que não tive CULPA no episódio dos Jogos Abertos do Interior, e o próprio reconhecer, resolvi escrever aos Leitores dos diversos blogs da nossa cidade.
Renato Peixoto ou simplesmente “Renato Barão”, como sou chamado carinhosamente por pessoas que conhecem e reconhecem o meu caráter. Sou Professor, educador e desportista há mais de 25 anos na nossa querida cidade. Ao longo dos anos a frente da educação e do esporte, assim a exemplo de outros educadores, como: Marta Zaidam, Vilson Longo, Prof. Hélio, Prof. Nildo Ribeiro, Profª. Rosana, Prof. Ratinho, Prof. Betão, Prof. Bel, Prof. Fredão, e os saudosos professores Airton Adami, Didico e muitos outros que não caberiam nessa folha.Eles serviram como um referencial à todos,cada um com a sua parcela de contribuição na formação de nossos jovens e no desenvolvimento do esporte de nossa cidade. Partindo desses exemplos e possuidor de caráter, como sou, tracei uma meta na minha vida: tentar passar para os nossos jovens valores morais e éticos, tais como: dignidade, integridade, HONESTIDADE, companheirismo... Enfim, ajudar na formação da personalidade dos mesmos. Descobrir ao encontrá-lo e lembrado por você, que um dia, também, foi meu aluno. Sou admirado por muitos alunos, bem como ex alunos, em sua maioria formados, casados, pais de família e que reconhecem até hoje, meu valor como educador. Falar de si mesmo é meio estranho, mas reconhecer o meu valor como Educador e Homem Público HONESTO é um DEVER. Foram essas qualidades que me credenciaram para ser convidado pelo Prefeito Newton Lima, a fazer parte de um processo de desenvolvimento e mudanças qualitativas no esporte de Ilhéus. Eu não penso em autopromoção, e sim, como sempre, em elevar a qualidade do cenário esportivo da nossa cidade. Falar do que fiz e faço pelo esporte de Ilhéus, não precisa, a nossa sociedade sabe e reconhece. Claro, gostaria muito que a nossa cidade voltasse a ter uma Secretaria de Esportes e estamos lutando para isso. Estar Coordenador, Superintendente, e até mesmo Secretario, não significa que “SOMOS”. Pois, o cargo passa, a política muda, mas a conduta de lealdade, honestidade, companheirismo, respeito e trabalho em EQUIPE, isso tem que prevalecer em todas as instancias de qualquer Órgão Público ou Empresa, pois o bom desenvolvimento desses setores necessita de confiança, muito trabalho e harmonia. Cada um escreve a sua historia, podendo ser feita de varias formas, com vários personagens... Mas, acima de tudo, não se pode passar por cima de quem quer que seja, ou até mesmo denegrir a imagem dos seus subordinados ou tentar anulá-los. Quando Você se referiu “interesses pessoais, arquitetura maligna, contra o atual superintendente”, você faltou com a verdade dos fatos. Estou no Governo Newton Lima há mais de 3 anos e sempre fui subordinado a um secretário, “um Chefe”, e nunca me deixei abater ou fiz boicote, por pouco caso da minha função e da minha obrigação como cargo de confiança. O sucesso do outro nunca vai me incomodar, sempre fui desprovido de EGO ou de VAIDADE PESSOAL, mesmo eu ouvindo muitos dizerem: “Você tem credenciamento para ser um Secretário de Esporte em Ilhéus”. Quando aceitei o convite do Prefeito, prometi e jurei que iria HONRAR e CONTRIBUIR com o meu melhor para o governo, assim como faço há 25 anos pelo Colégio Piedade e por onde passei, e é isso que faço e continuarei fazendo até o ultimo dia em que eu vir a ocupar um cargo em qualquer instituição, seja ela pública ou privada.
Renato Peixoto

roberto disse...

chico,parabéns em dar o direito de resposta,todos merecemos este direito que é de lei.acho que a cidade de ilhéus está abrindo os olhos p tudo e devemos pensar támbem na saúde e na educação