segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM DONOS?



Carlos Augusto



O que são políticas públicas? As políticas públicas caracterizam o Estado em ação. Constituem o conjunto de orientações e ações do governo para alcance de determinados objetivos. No esporte, são todas as ações que visam promover a sua prática, tenham estas fins sociais, de entretenimento (eventos competitivos), saúde e outros.

Não confunda Política Pública com Programa (Segundo Tempo, Pró Jovem etc). O programa é resultado da política, ou seja, do diagnóstico e constatação de que determinada parcela da população necessita de uma ação que traga benefício claro. A Política é mais abrangente e o Programa um desdobramento desta. Ainda existe o Projeto, que é a unidade menor de ação, como o Viva Volei, em Ilhéus, que atende crianças de 07 a 14 anos. O projeto permite que as políticas públicas e programas destas decorrentes se transformem em algo concreto, viável. Quanto mais políticas públicas e planejamento, mais competentes serão os investimentos no esporte.

Entretanto, não existem donos dos frutos destas políticas, embora alguns, de forma oportunista, tentem destes se apropriar. O que existe é a transparência e vontade política de um governo proporcionando o meio ideal para a vinda de um investimento. Isso até faz com que determinado prefeito, governador ou presidente fique caracterizado por ter deflagrado a ação etc. O núcleo paraolímpico, em parceria com a Uesc, o Viva Volei, triathlon e outras realizações que vem acontecendo em Ilhéus, por exemplo, são decorrência da competência das instituições envolvidas e da receptividade do Prefeito Newton Lima e equipe, que tem se mobilizado e propiciado as condições para tal, ponto. O fato deste ter deflagrado ações competentes, mobilizado as pessoas certas para as ações, determinou o sucesso das mesmas.

Mesmo assim, longe de ser o Estado, a população é que deve aparecer como a verdadeira dona da política pública, aquela que deve exigir sua implementação e manutenção, para que atinja seus benefícios. Os projetos citados são da população ilheense, bem como outros investimentos que virão. É o caso de uma ação em parceria com Professores da Uesc para instalação de aparelhos semelhantes aos das academias ao ar livre nas avenidas de nossa cidade, e outras que virão.

Fonte:Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
Atividade Física e Nutrição (CESUPI)
Superintendente de ESportes de Ilhéus-Ba
(88024881/99667204)

2 comentários:

Anônimo disse...

caro beto,todos devemos olhar p frente e pensamos no melhor p nossa cidade

Anônimo disse...

Para se olhar para frente e pensar no melhor para o esporte da nossa cidade não é ficar perseguindo ninguem que quer ajudar o crescimento do esporte em Ilhéus.Quanto ao Viva Volei em nossa cidade ainda não vi para que veio.