quinta-feira, 23 de julho de 2015

Brasil é atropelado pela Rússia e sofre 1ª derrota no Grand Prix de vôlei




Beat Reusser
Acabou a invencibilidade da seleção brasileira na edição 2015 do Grand Prix de vôlei feminino. Apesar de ter preterido uma série de titulares e de ter optado por uma formação em que nem o técnico é o principal – José Roberto Guimarães está em Toronto para os Jogos Pan-Americanos, as atuais bicampeãs tinham campanha perfeita em dez partidas. Nesta quinta-feira (23), porém, foram atropeladas pela Rússia, que venceu por 3 sets a 0 (25/19, 28/26 e 25/19) em Omaha (EUA).

A derrota complica a vida do Brasil na disputa do Grand Prix de 2015. A fase final é disputada por seis seleções, que se enfrentam em turno único, e a campeã será a seleção que somar mais pontos. Além da questão de tabela, o resultado desta quinta-feira tem um reflexo de status. 

O Brasil não era apenas o único invicto do Grand Prix, mas um time que havia triunfado em 14 de seus 15 compromissos anteriores em fases finais (desde a derrota para os Estados Unidos em 2011). Foram apenas três sets perdidos na atual temporada e oito triunfos nos 12 confrontos anteriores com as russas.

O grande nome da vitória russa foi a oposto Nataliya Goncharova, autora de 24 pontos - para efeito de comparação, a maior anotadora do Brasil foi a ponteira Natália, com 11. O desempenho contra o Brasil, aliás, fez de Goncharova a maior marcadora do Grand Prix, com um total de 171 no torneio.

Nenhum comentário: