quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Na Copa do Brasil de 2015, no jogo de Ida da Final - Prass e falta de pontaria do Peixe mantém Verdão vivo na decisão





Carlos Augusto





O Santos saiu na frente na decisão da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o time da baixada venceu o Palmeiras por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela partida de ida da final.

Como na final não há vantagem do gol marcado fora de casa, ao contrário das fases anteriores da competição, o Palmeiras precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título no tempo normal da partida de volta, que será disputada na próxima quarta-feira, na Arena palmeirense. Um vitória magra do time alviverde leva a decisão para os pênaltis e qualquer outro resultado garante o título ao Santos. 

Os dois times vinham de momentos ruins no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há cinco rodadas, o Palmeiras despencou na tabela, com 50 pontos, em décimo lugar, e se afastou totalmente da briga pelo G4, apostando todas as fichas na Copa do Brasil para chegar à Copa Libertadores de 2016.

Já o Santos vem de empates sem gols contra Joinville e Flamengo e uma derrota por 1 a 0 para o Coritiba, com 55 pontos, em sexto lugar. A última vitória do time da Vila Belmiro foi justamente contra o Palmeiras, por 2 a 1, pela 33ª rodada.

O jogo começou a toda velocidade. Logo na primeira descida do Santos, Arouca se desentendeu com Ricardo Oliveira, na sequência, em cobrança de escanteio, o volante palmeirense puxou o centroavante e o árbitro marcou pênalti. Gabriel foi o encarregado da cobrança, mas acertou a trave esquerda de Fernando Prass.

Bem mais presente no campo de ataque, o time da casa seguiu pressionando enquanto os visitantes apostavam no contragolpe, mas pouco produziam. Aos 39 minutos, na melhor chance da primeira etapa, o artilheiro Ricardo Oliveira desperdiçou oportunidade que não costuma perder. Victor Ferraz fez bela jogada pela direita e rolou para o centroavante dentro da pequena área, mas ele finalizou em cima de Prass.

A etapa final começou com nova pressão santista e o goleiro palmeirense se destacando ainda mais. Nos primeiros três minutos, Prass salvou o Palmeiras em duas oportunidades. Primeiro em um chute de longe de Renato e depois abafando uma chegada cara a cara de Gabriel.

Aos poucos, o time da capital passou a se aventurar um pouco mais ao ataque, mas ainda não conseguia criar lances de perigo. Em uma das melhores investidas alviverdes, Lucas Barrios foi lançado por Dudu e caiu dentro da área na chegada de David Braz, mas o jogo seguiu normalmente.

Aos 22 minutos, um fato raro e curioso envolvendo a arbitragem aconteceu na Vila Belmiro. Luiz Flávio de Oliveira sentiu-se mal e teve de ser substituído pelo quarto árbitro Marcelo Aparecido de Souza. Logo em sua primeira intervenção, o juiz substituto puniu Lucas com cartão amarelo por falta em Geuvânio e, como estava pendurada, o lateral palmeirense não disputa a partida de volta.

De tanto pressionar, o Santos conseguiu chegar ao gol de abertura do placar aos 33 minutos. Gabriel recebeu de Ricardo Oliveira, cortou Amaral e bateu colocado para estufar as redes e fazer a festa da torcida.

Partindo para cima, o time da casa buscou ampliar a vantagem até o minuto final, mas o Palmeiras se defendeu e conseguiu evitar o segundo gol, levando a decisão em aberto para sua Arena. Aos 42 minutos, Lucas ainda foi expulso por chutar a bola contra um adversário com o jogo parado e os visitantes tiveram de se segurar com um homem a menos.

O jogo só não teve mais gols porque, no último lance, Nilson desperdiçou chance incrível após jogada de Ricardo Oliveira. Mesmo sem goleiro e livre dentro da área, o jovem atacante chutou para fora e o jogo terminou mesmo com vitória santista pelo placar mínimo.

Fonte:Futebol Interior
Fotos:FI e Marcos Ribolli

Nenhum comentário: