domingo, 22 de novembro de 2015

No UFC Fight Night 78 - Neil Magny vence Kelvin Gastelum por decisão dividida em Monterrey




Carlos Augusto




Na luta principal do UFC Monterrey, no México, o peso-meio-médio Neil Magny, que se apresentou para substituir Matt Brown, que se lesionou a 18 dias do evento, conseguiu sua primeira vitória em um evento principal do UFC ao derrotar Kelvin Gastelum por decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48 e 48-47) após cinco rounds de uma luta muito disputada e com algumas reviravoltas importantes.

Neil Magny acerta o jab na cabeça de Kelvin Gastelum, sua principal arma no combate no México (Foto: Getty Images)

A luta começou com Magny tentando manter Gastelum longe usando sua maior envergadura. Gastelum, por sua vez, buscou um ataque em velocidade, com um chute alto que foi defendido por Magny. A luta foi para o chão, mas logo depois voltou a ser disputada em pé. Magny conseguiu arremessar Gastelum novamente no chão, e dominou as costas do adversário, que se defendia como podia das tentativas de estrangulamento. Somente a 20s do intervalo Gastelum conseguiu levantar-se, mas não havia tempo para fazer mais nada no período.

Kelvin Gastelum voltou mais agressivo para o segundo round, tomando a iniciativa do combate e encurtando a distância para Neil Magny, pressionando-o na grade. Os dois lutadores passaram a circular pelo octógono, trocando golpes que acertavam ambos os rostos, mas sem contundência. Neil Magny ainda conseguiu uma derrubada no fim do round, sem maiores consequências.

Os dois lutadores mantiveram o padrão da luta no terceiro round. Enquanto Gastelum iniciava o round mais agressivo, Magny esperava o rival para contragolpear e tentar derrubá-lo, como havia feito nos rounds anteriores. No quarto e penúltimo round, mesmo com o desgaste físico, os atletas mantiveram o nível de disputa até que Gastelum acertasse um forte cruzado de direita que derrubou Magny. Gastelum não perdeu tempo e mergulhou sobre o rival, disparando golpes seguidos enquanto Magny tentava se defender como era possível. Um novo golpe, agora de esquerda, derrubou Magny novamente, mas ele se recuperou e levantou-se com a ajuda da grade. A luta voltou a ficar equilibrada, e se manteve assim até o intervalo.

No quinto round, com pouco mais de um minuto de luta, Magny acertou um direto de direita em Gastelum, que encurtou a distância e o derrubou. Por cima no chão, Gastelum tentou buscar as costas de Magny, que se defendeu e caminhou para a grade com o rival colado em suas costas. A luta passou a ficar mais solta nos minutos seguintes, e Gastelum buscava mais a luta, perseguindo Magny pelo octógono até que este tentasse levar a luta para o chão. Gastelum inverteu a posição e ficou por cima, castigando Magny com cotoveladas até o fim da luta.

Formiga perde para Cejudo e deixa escapar a chance de disputar o título

Henry Cejudo derrotou o brasileiro Jussier Formiga e se aproximou da disputa do título dos moscas (Foto: Getty Images)


Na luta que provavelmente lhe valeria uma passagem para a disputa do cinturão dos pesos-moscas do UFC, o brasileiro Jussier Formiga não conseguiu se impor ao americano Henry Cejudo, que controlou as ações em Monterrey e, além de aumentar sua invencibilidade na carreira para dez vitórias em dez lutas, ainda deu um passo decisivo para chegar à disputa do título da divisão contra o campeão, o também americano Demetrious Johnson. A vitória por decisão dividida (30-27, 28-29 e 30-27) na antepenúltima luta da noite rendeu a Cejudo também um grande hematoma na canela esquerda.

Card Principal:

Neil Magny venceu Kelvin Gastelum por decisão dividida (48-47, 47-48 e 48-47)
Ricardo Lamas venceu Diego Sanchez por decisão unânime (triplo 30-27)
Henry Cejudo venceu Jussier Formiga por decisão dividida (30-27, 28-29 e 30-27)
Erick Montaño venceu Enrique Marín por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Enrique Barzola venceu Horácio Gutierrez por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Leandro Buscapé venceu Efrain Escudero por decisão unânime (triplo 29-28)

Card Preliminar:

Erik Perez venceu Taylor Lapilus por decisão unânime (triplo 29-28)
Bartosz Fabinski venceu Hector Urbina por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Alejandro Perez venceu Scott Jorgensen por nocaute técnico (desistência) aos 4m26s do R2
Andre Fili venceu Gabriel Benítez por nocaute aos 3m13s do R1
Álvaro Herrera venceu Vernon Ramos por nocaute técnico aos 30s do R1
Polo Reyes venceu Cesar Arzamendia por nocaute aos 3m42s do R1
Michel Trator venceu Valmir Lázaro por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Fonte:Globo
Fotos:Getty Images

Nenhum comentário: