domingo, 29 de janeiro de 2017

Federer bate Nadal em jogo de titãs na Austrália e leva o 18º Slam




Beat Reusser
Depois de estar atrás por 1/3 no quinto set, Roger Federer mostrou incrível capacidade de reação e finalmente voltou a derrotar Rafael Nadal em torneios de Grand Slam. Após seis derrotas e quase 10 anos, o suíço superou seu maior rival das quadras por épicos 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3. para conquistar o pentacampeonato no Australian Open e o histórico 18º troféu de Grand Slam.

Federer havia perdido as três chances anteriores de chegar ao 18º Slam, todas para Novak Djokovic, desde que conquistou Wimbledon em 2012. A campanha neste Australian Open foi notadamente surpreendente, já que ganhou de quatro top 10 nas sete partidas realizadas: Tomas Berdych, Kei Nishikori, Stan Wawrinka e Nadal.

Esta foi a segunda vitória seguida sobre o canhoto espanhol, repetindo a final da Basileira de 2015, mas ainda assim está muito atrás nos números do confronto direto. Tem agora 12 vitórias contra 23 derrotas e a oitava em 22 jogos na quadra dura. Mais significativo, Federer enfim conseguiu derrotar Rafa numa partida de Grand Slam, o que não acontecia desde a final de Wimbleon de 2007, encerrando sequência de ... resultados negativos.

Aos 35 anos e 174 dias, se torna ainda o segundo mais velho a ganhar um Slam na Era Profissional desde Ken Rosewall, em 1972. De quebra, voltará ao top 10 depois da queda em novembro do ano passado e, com os US$ 2,8 milhões recebidos pela campanha, irá se juntar a Novak Djokovic como únicos profissionais a superar a casa dos US$ 100 mi em prêmios oficiais.





Lista de campeões em simples de torneios do Grand Slam

Nenhum comentário: