sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

No NBB 2016/2017, em jogos da 16ª e 17ª rodada - Brasília tem trabalho com o lanterna Caxias, mas vence e assume liderança






Carlos Augusto





Brasília teve trabalho, mas venceu o Caxias no Sul e assumiu
a ponta da tabela do NBB (Foto: Divulgação / NBB)
A partida desta quarta-feira entre Caxias do Sul e Brasília foi bem mais equilibrada do que as posições dos times na tabela poderia sugerir. Mas no fim, mesmo tendo bastante trabalho, o time do Distrito Federal confirmou o favoritismo e conquistou a vitória fora de casa sobre o lanterna do NBB por 81 a 76. Com o resultado, o Brasília assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez na temporada, se aproveitando dos dois tropeços seguidos do Flamengo.

Únicos campeões da história do NBB, o time da capital federal e o rubro-negro carioca agora somam as mesmas 12 vitórias em 16 jogos na temporada. No entanto, o Brasília leva vantagem no confronto direto - 95 a 83 em partida realizada no último dia 14 de janeiro, no DF.

Guilherme Giovannoni foi mais uma vez o melhor jogador
do Brasília (Foto: Geremias Orlandi / Caxias)
Já o Caxias segue amargando a última colocação da tabela (15º), com apenas duas vitórias em 16 partidas. Para alívio da equipe do Sul, o vice-lanterna, Macaé, também foi derrotado na rodada e tem apenas uma vitória a mais.

Diante de um Caxias bastante valente, a força do conjunto ajudou o Brasília a não se perder na partida fora de casa. Porém, no fim, foi a estrela de Guilherme Giovannoni que, mais uma vez, fez a diferença para o time candango. Apesar de alguns erros na reta final, o capitão teve atuação consistente e apareceu no momento mais importante do jogo, com cinco pontos nos últimos 10 segundos, garantindo a vitória e a liderança para os tricampeões.

Guilherme terminou como cestinha da partida: 20 pontos. O camisa 12 ainda foi o único maior reboteiro da partida, com 12. O Brasília ainda contou com boas atuações de Lucas Mariano e Alex - 14 pontos cada -, além de 12 de Deryk. O armador Fúlvio também cumpriu seu papel com 10 assistências.

O Brasília teve que suar bastante a camisa para vencer o Caxias (Foto: Divulgação / Caxias)

No lado do Caxias, restou de consolo a boa apresentação diante dos fortes rivais. Aparentemente, a equipe sentiu o cansaço no último quarto, mas conseguiu manter vivas as esperanças de surpreender até os últimos segundos. Destaques para Marcão, com 15 pontos, e o armador Fred, que saiu do banco para terminar como principal cestinha do time com 16.

Pontuações:

Caxias
Titulares: Marcão (15), Diego (12), Vinícius (8), Guto (6) e Arthur (5)
Reservas: Fred (16), Stabile (12), Carioca (2), Douglas (0), Dida (0) e Nandão (0)

Brasília
Titulares: Giovannoni (20), Lucas Mariano (14), Deryk (12), Fúlvio (4) e Pilar (0)
Reservas: Alex (14), Jefferson (9), João (6), Alemão (2) e Pedro (0)

Próximas partidas:

O Brasília agora terá uma sequência de quatro jogos em casa pela frente. O primeiro adversário é o Vitória, que vem em grande temporada e ocupa a terceira colocação da tabela. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, às 20h (de Brasília), no ginásio da Asceb.

O Caxias também atua em casa na próxima rodada. O time gaúcho recebe o Minas neste sábado, às 17h (de Brasília), no ginásio Vasco da Gama.

Confira os resultados desta quinta no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos do NBB:



Fonte:Globo, LNB e www.resultados.com

Nenhum comentário: